Feira do Pró-Genética em Araçuaí supera as expectativas

0

A 4ª Feira de Touros do Pró-Genética, promovida em Araçuaí no mês de março, superou as expectativas em negócios. Foram comercializados 28 touros dos 34 disponíveis. Isso significa que 82% dos animais colocados à venda tiveram compradores.

“É um resultado excelente, considerando as dificuldades naturais para o desenvolvimento da pecuária na região de Araçuaí, além da retração de preços que vem ocorrendo em 2016/2017 no mercado da pecuária bovina de corte e de leite”, afirma o coordenador estadual de Bovinocultura da Emater-MG, José Alberto de Ávila Pires.

As feiras e leilões do Pró-Genética são uma oportunidade para que pecuaristas possam adquirir animais reprodutores ideais para o melhoramento da qualidade dos rebanho mineiro comercial. O programa foi criado em 2006 pelo Governo de Minas Gerais, em parceira com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), para facilitar a compra de touros reprodutores, principalmente pelos pequenos produtores.

Evento é promovido em várias regiões do Estado (Foto: Divulgação/Emater-MG)

De acordo com a Emater-MG, a região de Araçuaí sempre teve na pecuária, em especial a de corte, sua principal atividade econômica até os anos 80. Com as adversidades climáticas, a baixa disponibilidade de mão e obra, dificuldades de mecanização das terras e a falta de inovação de processos tecnológicos, houve uma retração neste setor. Segundo os especialistas, a atividade por ter agora uma oportunidade de retorno econômico maior, com a melhoria genética.

Segundo o ABCZ, a feira Pró-Genética em Araçuaí está entre as cinco melhores do Estado. Em quatro edições já realizadas, foram comercializados 152 touros das raças, Nelore, Gir, Guzerá e Tabapuã, distribuídos em 126 propriedades do município e região. Durante as feiras, os produtores recebem orientações dos técnicos da Emater-MG e da ABCZ, com o objetivo de facilitar as aquisições e a escolha de reprodutores mais adequados aos seus rebanhos, de acordo a finalidade da atividade em cada propriedade. O evento deste ano foi promovido graças a uma parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Araçuaí, Emater-MG, ABCZ e a prefeitura de Araçuaí.

Seguindo a mesma filosofia do Pró-Genética, foi lançado no final de 2014 o programa Pró-Fêmeas. O objetivo é viabilizar a oferta de matrizes (vacas) de alto padrão para melhoramento do plantel leiteiro de Minas Gerais. O Pró-Fêmeas conta com a participação da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Confira a programação dos próximos eventos do Pró-Genética e Pró-Fêmeas em Minas Gerais:

Dia 24/03: Uberlândia (touros e fêmeas)
Dias 24 e 25/03: São Francisco (touros)
Dia 25/03: Felisburgo (touros)
Dia 31/03: Matutina (touros e fêmeas)
Dia 07/04: Além Paraíba (touros e fêmeas)
Dia 07/04: Araxá (touros)
Dia 20/04: Gurinhatã (touros)
Dia 11/05: Salinas (touros)
Dia 27/05: Matozinhos (fêmeas)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Emater-MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui