O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta terça-feira (14) a situação de emergência de 13 municípios afetados por desastres naturais na Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Com a medida, as prefeituras passam a ter acesso às ações de apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec-MI) para socorro e assistência à população, restabelecimento dos serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas.
Entre os reconhecimentos em decorrência do extenso período de estiagem estão os municípios de Cícero Dantas, Lajedo do Tabocal, Matina, Mundo Novo e Rio do Antônio, na Bahia (BA); Japonvar, São João da Ponte e Ubaí, em Minas Gerais (MG). Já as chuvas intensas afetaram as cidades de Carlos Chagas (MG), Jardim (MS) e Rolador (RS). As cidades de Novo Santo Antônio (MT), por inundações e Mimoso do Sul (ES), devido aos deslizamentos de fragmentos de rochas de encostas (denominado como lascas). Confira a portaria.
Solicitação de apoio
Para acessar o apoio emergencial disponibilizado pela Sedec, os municípios devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id. Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: Ministério da Integração Nacional)