Por causa da violência no ES, Vale suspende viagens de trem entre Belo Horizonte e Cariacica

0

Entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Esse será o trecho percorrido pelo Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) a partir desta terça-feira (7/2/2017). A Vale, empresa responsável pelo transporte, anunciou nesta segunda (6) que a locomotiva não seguirá para as estações no Espírito Santo para garantir a segurança dos passageiros e funcionários.

A medida temporária foi tomada por causa da onda de violência que tomou o estado capixaba desde a última sexta, quando teve início a paralisação dos trabalhos pela Polícia Militar (PM) para protestar por pagamento em dia e reajuste salarial.

“A medida se faz necessária para garantir a segurança das pessoas que utilizam o transporte ferroviário de passageiros diariamente, bem como dos empregados que atuam no interior do trem e nas estações ferroviárias localizadas no Espírito Santo”, diz a empresa, em um comunicado divulgado em seu site.

De acordo com a Vale, os passageiros que tinham viagem marcada para esta terça (7) poderão remarcar o bilhete, ou pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem. Para isso, devem se dirigir no prazo de até 30 dias a qualquer uma das estações localizadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

“A Vale lamenta quaisquer transtornos causados aos seus passageiros, mas ressalta que a decisão de suspender o serviço visa tão somente a garantir a segurança dos seus passageiros e empregados”, ressalta a empresa.

Ainda não há uma data determinada para que o transporte, que vai até a estação ferroviária Pedro Nolasco, em Cariacica, no Espírito Santo, volte a circular no estado capixaba. Entretanto, a Vale garante que assim que a situação se normalize, “a circulação do Trem de Passageiros será retomada como ocorre habitualmente”.

Segundo o ministro da Defesa, Raul Jungmann, desde sábado (4), pelo menos 51 pessoas foram assassinadas na Grande Vitória. “Há uma situação de gravidade lá (em Vitória) porque as polícias estão, ao que eu tenho tido informação, impedidas de se deslocarem para exercerem suas funções porque familiares, mulheres dos policiais estão fazendo bloqueios. Isso tem levado a uma situação que, praticamente, não se tem Polícia Militar na rua”, afirmou Jungmann.

Atendendo a pedido do governador em exercício do Espírito Santo, César Colnago, o presidente Michel Temer autorizou o emprego das Forças Armadas para ajudar no policiamento das ruas do Estado. Jungmann estima que até 2 mil militares reforcem o policiamento ostensivo em Vitória e na região metropolitana. Esse efetivo deverá ser deslocado de outros comandos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica do próprio Espírito Santo, além de tropas de Estados vizinhos.

Leia, na íntegra, o comunicado da Vale:

A Vale informa que irá suspender temporariamente a circulação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) entre o ES e MG a partir desta terça-feira, dia 7 de fevereiro. A medida se faz necessária para garantir a segurança das pessoas que utilizam o transporte ferroviário de passageiros diariamente, bem como dos empregados que atuam no interior do trem e nas estações ferroviárias localizadas no Espírito Santo.

A empresa informa ainda que a composição que faz o percurso entre a estação ferroviária de Belo Horizonte e a estação ferroviária Pedro Nolasco (Cariacica/ES) circulará apenas até a cidade de Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, e de lá retornará para a capital mineira.

Tão logo a situação se normalize, a circulação do Trem de Passageiros será retomada como ocorre habitualmente.

A Vale lamenta quaisquer transtornos causados aos seus passageiros, mas ressalta que a decisão de suspender o serviço visa tão somente a garantir a segurança dos seus passageiros e empregados.

Os passageiros que tinham viagem marcada para esta terça (7/2) poderão remarcar o bilhete, ou pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem. Para isso, devem se dirigir no prazo de até 30 dias a qualquer uma das estações localizadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui