Início Colunistas Direto de Brasília – Jerúsia Arruda

Direto de Brasília – Jerúsia Arruda

0

JERÚSIA ARRUDA – www.facebook.com/jerusia.arruda

ENCONTRO DE HERMANOS
O Congresso Nacional recebe, na tarde desta terça-feira, a vista do presidente da Argentina, Mauricio Macri. Ele será recepcionado pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira. De acordo com a Agência Senado, o objetivo da visita é dinamizar as relações políticas entre os dois países e fortalecer as relações econômicas do Mercosul, com o acerto de detalhes para o fechamento de acordos comerciais com a União Europeia. Pela manhã, o presidente argentino vai se encontrar com o presidente da República, Michel Temer. No encontro, além de assuntos de interesse dos dois países, os presidentes também discutirão a agenda do Mercosul, no qual a Argentina ocupa a presidência temporária.

MERCADO COMUM
O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) sugeriu, durante uma entrevista à radio Senado, na última sexta-feira, que o presidente Michel Temer aproveite a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de romper com o Tratado Comercial do Pacífico e sugerir aos demais países das Américas a criação de um grande Mercado Comum da América Latina e Caribe. De acordo com o senador, até a semana passada, o México, a Colômbia, o Peru e o Chile não queriam nada com nada com o Brasil, e faziam parte do Tratado do Pacífico. Como Trump disse que não quer mais isso, eles estão soltos, atrás de parceiros. A China vai entrar no Tratado e o senador sugere que o Brasil também entre, em vez de ficar restrito ao Mercosul. A sugestão do senador é que se crie um mercado comum a toda América, incluindo os países de língua inglesa do Caribé, e talvez até o Canadá.

TURISMO EM RISCO
Um levantamento feito pela Folha de S. Paulo com dados coletados ao longo de 2016 revelou uma preocupante estatística para o turismo brasileiro. A análise de 1.180 pontos de praias monitorados em 14 estados do Brasil mostrou que três em cada dez praias estão impróprias para banho. Dos pontos analisados, 42% foram classificados como “bons” ou “ótimos” para banho, 29% estavam “regulares”, e 29%, “ruins” ou “péssimos”, sendo que o banho em praias classificadas como “ruins” ou “péssimas” pode causar doenças gastrointestinais ou de pele.

VIDA EM RISCO
Outro dado preocupante divulgado nesse início de ano é o aumento de mortes por causas evitáveis no Brasil. O País alcançou o Objetivo do Milênio nos últimos 20 anos e reduziu a mortalidade infantil a um terço, mas apesar do progresso considerável, o Ministério da Saúde classificou 67,5% das 44.537 mortes de crianças de até 4 anos em 2014 como evitáveis. De acordo com um levantamento feito pelo sociólogo Júlio Jacobo e publicado no O Globo, das 29.241 mortes por causas evitáveis registradas em 2014, 21.368 poderiam ter os riscos detectados com cuidados no pré-natal, no parto e logo após o nascimento. Em 3.972 casos, diagnóstico e tratamento adequado na primeira infância poderiam ter evitado as mortes. As demais mortes foram causadas por motivos externos como acidentes de transporte (488), afogamentos (427), deficiências nutricionais (334) e agressões (210).

AFASTAMENTO IMEDIATO
Nem bem Moreira Franco assumiu a Secretaria-Geral da Presidência e o partido Rede Sustentabilidade protocolou no Supremo Tribunal Federal um mandado de segurança pedindo seu afastamento imediato. Moreira Franco foi nomeado pelo presidente Michel Temer quatro dias após a presidente do STF, Cármen Lúcia, homologar as 77 delações premiadas de executivos e ex-executivos da Odebrecht, e como seu nome foi citado nas delações, o advogado da Rede, Marlon Reis, argumenta que a medida do Planalto visa apenas lhe dar foro privilegiado.

NOVA GESTÃO
Nesta terça-feira, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, se realizará sua primeira reunião com os líderes das bancadas. Durante a campanha à presidência do Senado, ele prometeu elaborar a pauta com todos os partidos. De acordo com o Eunício Oliveira, a proposta de sua gestão “é desenvolver uma pauta que não seja do presidente, mas da Casa, apresentada por todos os líderes”. As votações da próxima semana só serão definidas após a reunião.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:

SEM COMENTÁRIOS