Direto de Brasília – Jerúsia Arruda

0

JERÚSIA ARRUDA – www.facebook.com/jerusia.arruda


O PMDB REINA
Com a vitória do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) à presidência do Senado Federal, e a recondução de Rodrigo Maia (DEM-RJ), parceiro fiel do partido, à presidência da Câmara, o PMDB mantém a liderança da política no Brasil. Mesmo quando o PT era o grande líder da política brasileira, com Luiz Inácio Lula da Silva e, em seguida, Dilma Rousseff, na presidência da República, o PMDB permaneceu engrossando as fileiras no primeiro escalão do governo e na liderança do legislativo. Apesar do temor da citação do nome das principais lideranças peemedebistas nas delações da Lava-Jato, o partido segue impávido no seu projeto de se manter à frente do governo do País.

MAIA É REELEITO
Mesmo sob contestações e protesto, a eleição do presidente da Câmara dos Deputados terminou mesmo com a recondução do atual presidente, Rodrigo Maia, para o cargo, em primeiro turno, com 293 votos. Apesar de o Palácio do Planalto não ter declarado abertamente, Maia era o nome favorito do presidente Michel Temer (PMDB). O deputado do DEM ainda costurou uma aliança com 10 dos 26 partidos com representação na Câmara. Os rivais tentaram impedir a candidatura de Maia, e chegaram a entrar com um mandado de segurança contra a presença dele na disputa. Mas a liminar do ministro Celso de Mello, do STF, emitida no mesmo dia da eleição, permitiu a candidatura de Maia.

NOVA MESA DIRETORA
Além do presidente Rodrigo Maia, a eleição desta quinta-feira na Câmara também definiu outros dez cargos administrativos: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. Além de dirigir os trabalhos diários, como pautar e conduzir sessões de votação, os deputados da mesa também cuidam da administração da Casa, como justificativas de faltas de deputados, ressarcimento de despesas médicas e até a emissão de passaportes diplomáticos. Ao fazer esse trabalho, eles acabam tendo mais visibilidade entre os 513 colegas e ainda têm poder de negociação dentro da Casa. Por causa disso, mesmo não tendo salário diferenciado para a função, a disputa é sempre muito acirrada.

OS ELEITOS
Na nova composição da mesa diretora da Câmara, na primeira vice-presidência estão os deputados do PMDB Fábio Ramalho, Osmar Serraglio e Lúcio Vieira Lima. A segunda vice-presidência ficou com o PP dos deputados André Fufuca e Eduardo da Fonte. A primeira-secretaria ficou com Giacobo (PR); a segunda-secretaria com Mariana Carvalho e Carlos Sampaio, do PSDB, e a terceira-secretaria com JHC e João Fernando Coutinho, do PSB. O quarto-secretário é Rômulo Gouveia, do PSD. Os suplentes são Dagoberto (PDT), César Halum (PRB), Carlos Manato (SD) e Pedro Uczai (PT).

COMUNICAÇÃO RURAL
Nesta sexta-feira, a secretaria especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) assinou um Termo de Cooperação Internacional com a representação da FAO no Brasil, no valor de U$ 47 mil dólares, com objetivo de apoiar a política nacional de Ater para a Agricultura Familiar, tendo o foco a utilização de Tecnologias de informação, visando facilitar o fluxo de informação para os pequenos produtores, ações de boas práticas e monitoramento de indicadores. O projeto será executado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

DINHEIRO EXTRA
A Caixa Econômica Federal informou que o calendário para o saque de contas inativas do FGTS vai ser divulgado na primeira quinzena de fevereiro. No fim do ano passado, o presidente Michel Temer anunciou que os trabalhadores poderiam sacar todo o dinheiro que têm em contas inativas do fundo até 31 de dezembro de 2015.

TRIPLAMENTE PERIGOSO
Boletim divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que em 2016 o Brasil foi assolado por três epidemias simultâneas: dengue, chikungunya e zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Ao todo, foram 2,175 milhões de casos de infecções, com 846 mortes. O número mais expressivo de óbitos foi provocado pelo vírus da chikungunya. Durante 2016, 196 pessoas morreram em razão da infecção, 14 vezes mais do que o registrado em 2015, com 14 mortes.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui