Cem detentos que fugiram do Instituto Penal Agrícola foram recapturados

0

Dos 152 detentos que fugiram do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) III, conhecido como Instituto Penal Agrícola, no município de Bauru (SP), 100 foram recapturados, de acordo com o informe da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP) divulgado na noite de hoje (24/1/2017). A penitenciária funciona em regime semiaberto.

Em nota, a secretaria informou que está prevista a remoção de presos para outras unidades de regime semiaberto, “visto que, diante dos atos de subversão à ordem e segurança ocorridos no dia de hoje, parte dos alojamentos deverá ser desativada. O restante da população [carcerária] será abrigada nos alojamentos que não sofreram avarias ou que foram pouco danificados”.

Todos os presos envolvidos no episódio e os apreendidos regredirão ao regime fechado, segundo a SAP.

Segurança no semiaberto

A secretaria disse que “todas as unidades prisionais da pasta operam dentro das normas de disciplina e segurança”. A penitenciária de Bauru tem capacidade para 1.124 internos, mas estava com 1.427 presos. O CPP III funciona em regime semiaberto e está localizada em zona rural. O local é cercado por alambrados, mas não tem muralhas nem segurança armada, como determina a lei.

Atualmente, 208 presos trabalham fora da unidade. Outros 65 trabalham em empresas dentro da penitenciária e 358 em atividades de manutenção do próprio presídio

Começo do tumulto

Um tumulto ocorreu hoje durante revista de rotina, por volta das 8h30. O incidente começou após um agente de segurança penitenciária ter surpreendido um preso usando um telefone celular. Colchões chegaram a ser queimados e o Corpo de Bombeiros enviou sete viaturas ao local.

O Grupo de Intervenção Rápida foi chamado para intervir e a Polícia Militar atua na recaptura dos fugitivos. Não houve reféns.

Prédio do Instituto Penal Agrícola (Foto: Alex Mita/JCNET)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui