Direto de Brasília

0

JERÚSIA ARRUDA – www.facebook.com/jerusia.arruda


CAI AVIÃO QUE TINHA TEORI ZAVASCKI COMO PASSAGEIRO
O Supremo Tribunal Federal confirmou que o nome do ministro Teori Zavascki estava na lista dos passageiros da aeronave que caiu na tarde desta quinta-feira no mar de Paraty, no Rio de Janeiro. Zavascki, assim como os demais ministros, estava de férias. Ele é o relator da Operação Lava Jato no STF, responsável por passos decisivos da investigação relacionados aos políticos mais graduados do país, aqueles que têm foro privilegiado e só podem ser julgados na mais alta corte brasileira. A família do ministro diz esperar por um milagre.

NA MIRA
Não será surpresa se, com a crise que se abateu sobre o sistema penitenciário brasileiro, o próximo a cair no governo do presidente Michel Temer seja o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. A sucessão de episódios bárbaros nos presídios, nos últimos dias, está causando impacto na já fragilizada imagem do governo e, além disso, a avaliação do próprio governo é a de que a tentativa de Moraes de fazer com que todos os Estados endossassem o plano de segurança foi um fracasso e ainda jogou para Temer um problema adicional, pois os governadores se queixaram de falta de dinheiro. Mesmo não estando na lista de mudanças previstas na reforma ministerial, marcada para ocorrer após a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, não causará nenhuma estranheza se Moraes acabar sendo substituído.

FORÇAS ARMADAS NOS PRESÍDIOS
Decreto do presidente Michel Temer liberou as Forças Armadas para “garantir a lei e a ordem” no sistema penitenciário brasileiro por doze meses. O documento foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira e, de acordo com o texto, as Forças Armadas vão executar atividades em todos os presídios brasileiros para detectar armas, celulares, drogas e outros materiais ilícitos ou proibidos. A atuação dos militares dependerá da anuência do governador de cada Estado e será realizada em articulação com as forças de segurança pública e com o apoio de agentes penitenciários do Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça. Temer disse que o uso das Forças Armadas para fazer uma varredura nos presídios estaduais é “uma ousadia, mas é uma ousadia que o Brasil necessita e que dá certo”.

REFORMA TRIBUTÁRIA
A próxima iniciativa do governo do presidente Michel Temer é encaminhar ao Congresso Nacional a proposta de reforma tributária, cujo objetivo é unificar as alíquotas do ICMS, principal tributo estadual e que hoje conta com legislações específicas em cada unidade da federação. Embora Temer não tenha se comprometido com prazos, secretários estaduais de Fazenda já querem retomar conversas sobre a reforma na próxima reunião do comitê próprio, o Comsefaz, no dia 8 de março.

INSCRIÇÃO NO SISU
Estudantes que pretendem ingressar na faculdade através do Sistema de Seleção Unificada 2017 (SISU) precisam ficar atentos. A partir da próxima terça-feira (24), estarão abertas as inscrições da primeira edição do programa deste ano. Ao todo serão ofertadas 238.397 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior. O candidato poderá se inscrever até as 23h59 do dia 27 de janeiro e o resultado geral da chamada regular será divulgado no dia 30 de janeiro. O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19).

ENEM LIBERADO
O Inep já liberou o acesso às notas individuais dos candidatos que fizeram as provas do Enem 2016. A consulta pode ser realizada no site: enem.inep.gov.br. Para acessar os resultados, o estudante precisa informar o CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Com os resultados do Enem, os inscritos podem concorrer a vagas nas universidades federais que integram o Sisu, a bolsas do Prouni e a financiamentos do Fies. Nessa última edição, o Enem teve um total de 8.630.306 inscritos e um índice de 28,9% de abstenções.

PARA INGLÊS VER
Um relatório da consultoria OpenSignal confirma o que já é conhecido dos brasileiros que usam a internet 4G. O relatório, divulgado nesta quarta-feira (18), aponta que a rede 4G é conectada em apenas metade das vezes que o usuário tenta navegar na internet, o que significa, na prática, que nenhuma das empresas é capaz de oferecer um sinal 4G estável no País. A consultoria informa que as redes 4G do Brasil estão ficando mais rápidas, mas as operadoras claramente precisam trabalhar para expandir o alcance do sinal.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui