Direto de Brasília

0

JERÚSIA ARRUDA – www.facebook.com/jerusia.arruda

QUEDA DOS JUROS
Com o período conturbado na economia como o que o País atravessou em 2016, iniciar o ano com a notícia de redução dos juros soa como música aos ouvidos dos brasileiros. Na última quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu cortar a taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual, caindo para 13% ao ano. Com a redução da taxa Selic, os bancos também reduziram a taxa de juros, reacendendo o desejo do cidadão de avaliar financiamentos e concessões de crédito para aquisição da casa própria. Os juros dos cartões de crédito também estão caindo. Esse é mesmo um bom jeito de começar o ano.

QUEDA DA INFLAÇÃO
Outra boa notícia para a economia brasileira são os dados da inflação que, de acordo com IBGE, fechou 2016 em 6,29%. Em 2015, a alta dos preços havia sido de 10,67%, a maior desde 2002. Em uma publicação nas redes sociais do presidente Michel Temer e do Palácio do Planalto, o presidente comemorou os dados, fechados no limite máximo da meta do governo. Segundo ele, o resultado mostra que o governo está no caminho certo, já que o resultado foi melhor do que o esperado, inclusive pelo mercado e pelo FMI.

MAIS PARA QUEM ECONOMIZA
Em meio a tantas mudanças na economia, o cidadão que tenta juntar algumas economias também pode comemorar. De acordo com um levantamento da consultoria Economatica, a poupança rendeu 8,3% em 2016. Com a inflação do ano em 6,29%, isso significa que teve ganho real de 1,3% no período. Em 2015, a poupança havia rendido 8,15%, mas a inflação oficial na época foi de 10,67%

MAIS UMA CRISE
Ao mesmo tempo em que comemora as boas notícias da economia, o presidente Michel Temer lamenta a crise que se instaurou no sistema penitenciário brasileiro, com a guerra entre as facções criminosas nos presídios do Amazonas e de Roraima, causando mais um desgaste em seu governo. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional, o Brasil possui 371 mil vagas em prisões e, conforme divulgou o jornal “O Estado de S. Paulo”, para acabar com o déficit de vagas seria necessário um investimento de pelo menos R$ 10 bilhões. Para equacionar o problema, o presidente Temer defende a construção de presídios para retirar os detentos das atuais “condições desumanas” em que vivem, mas ressaltou que o tema segurança pública, como um todo, não “cabe exatamente” ao governo federal, e que seu governo vai auxiliar os Estados com relação aos assuntos penitenciários. A informação nos leva, inevitavelmente, a rememorar o que disse, há 50 anos, Darcy Ribeiro, que “se não construíssem escolas, teriam de construir presídios”.

AUMENTA QUE É ROCK’N ROLL
Para os amantes do bom e velho rock’n roll, vem aí mais uma edição do Rock in Rio. A edição desse ano do festival acontece entre 15 e 24 de setembro e vai receber grandes nomes da música internacional e nacional, como Maroon, Aerosmith e Billy Idol, Bon Jovi e Red Hot Chili Peppers. Os ingressos para a edição já começaram a ser vendidos.

VISITANDO AS BASES
Quem esteve em Montes Claros nesta sexta-feira foi o deputado federal Zé Silva (SD-MG), que se reuniu com o prefeito Humberto Souto para discutir o apoio nas ações no setor rural e pelo desenvolvimento do município. O deputado é o líder da bancada rural na Câmara Federal, tendo no Norte de Minas um importante apoio da população, e diz que a região é prioridade no seu mandato. De Montes Claros, o deputado seguiu para Bocaiuva, onde também visitou o prefeito e lideranças políticas do município.

SUCESSÃO NA CÂMARA
À medida que se aproxima o dia da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, mais esquentam os debates sobre o assunto no meio político, no DF. Isso porque o papel do presidente da Casa é vital na abertura de processo de impeachment, por exemplo, além de o presidente da Câmara substituir o presidente da República em caso de impedimentos eventuais, como nas viagens ao exterior. Nesse cenário, certamente as manobras do governo serão voltadas para favorecer Rodrigo Maia, atual presidente da Câmara e candidato ao cargo com franco favoritismo, e que já comprovou sua fidelidade ao governo Temer. A eleição da Mesa Diretora da Câmara será dia 02 de fevereiro.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui