Governador Valadares registra menor índice de homicídios dos últimos dez anos

0

O ano de 2016 encerrou com 101 homicídios em Governador Valadares, maior cidade do Leste de Minas. A redução em relação a 2015 é de 10% e foi o menor índice nos últimos 10 anos, segundo balanço divulgado pela Polícia Civil nesta quarta-feira (04/1/2017).

O delegado Felipe Assis esclareceu que mais de 80% dos crimes está relacionado com a rivalidade entre gangues e tráfico de drogas, e, a média de idade das vítimas é de 15 a 30 anos. “O tráfico de drogas gera um efeito cascata, provocando crimes contra o patrimônio, porte de arma e homicídio empreendidos por traficantes. A participação de menores teve uma oscilação pequena, mas é necessário chamar a atenção a isso, já que os adolescentes tem uma prioridade constitucional”, diz.

Os dados da PC também mostram que a maioria das vítimas na cidade são homens, 99 em 2016, contra 105, em 2015. O uso de armas de fogo é o método mais usado pelos criminosos, seguidos de armas brancas, como facas. Em 2016, também foram registradas 207 tentativas de homicídio.

Ainda de acordo com o delegado, a cidade está acima da média nacional de apuração destes crimes, que é de 5%. “De todos os homicídios ocorridos em 2016, em torno de 25% já foram concluídos, apurados e remetidos à Justiça. Aproximadamente 55% também já foram elucidados, estando aguardando algumas diligências”. A média de apuração é acima de 60%, considerado um índice histórico para Governador Valadares.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui