Zoológico de Montes Claros é fechado para visitação

0

Em pleno período de férias escolares, o Zoológico de Montes Claros, no Norte de Minas, foi fechado para visitação após ser encontradas diversas irregularidades no local, como, por exemplo, aves e os outros animais sendo alimentados de forma inadequada.

A medida foi adotada nesta terça-feira (3/1/2017) após reunião entre funcionários e o novo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, responsável por tomar a decisão.

Além da alimentação inadequada, o secretario teria constatado que os animais estavam vivendo em logradouros inadequados. “Nós percebemos que as jaulas estão próximas demais da área urbana, localizadas em menos de cinco metros da rua. Com isso, os animais ficam irritados com o barulho das buzinas e com o som alto dos veículos”, explicou Ribeiro.

Com a interdição, o zoológico deixa de receber cerca de 400 pessoas, que visitavam o local no fim de semana, e 700 alunos de escolas públicas que compareciam ao zoo por mês.

Zoológico de Montes Claros é fechado para visitação (Foto: Fábio Marçal/Prefeitura)

Tratamento dos animais

Mesmo com o local fechado para visitação, os 144 espécimes de animais que vivem no zoológico irão permanecer lá até a solução do problema. Enquanto a prefeitura não conseguir encontrar uma alternativa, uma equipe de técnicos seguem no local cuidando dos animais de forma adequada.

Atualmente, o zoológico está localizado dentro do Parque Municipal Milton Prates, na região do Grande Major Prates. Para tentar solucionar o problema, a prefeitura acredita que o melhor seria realizar uma Parceria Público Privada (PPP), com a possibilidade de transferência do zoológico para outra área, como o Parque da Sapucaia e repasse da administração do local para uma Organização Não Governamental (ONG). Contudo, ainda não há uma previsão para que o problema seja solucionado.

Na próxima semana, deve ocorrer uma reunião entre a Prefeitura de Montes Claros, representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Estado de Florestas (IEF) e do Ministério Público de Minas Gerais para tratar o assunto.

Zoológico de Montes Claros é fechado para visitação (Foto: Fábio Marçal/Prefeitura)

Culpa seria da gestão anterior

Por meio da assessoria de imprensa da prefeitura de Montes Claros, o atual secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, alegou que a situação precária da pasta seria culpa da gestão anterior.

“Encontramos a Secretaria totalmente deteriorada, com registro de muitas irregularidades e até mesmo crimes ambientais, como a invasão do Parque Guimarães Rosa, pedreira irregular na região da Vila Oliveira e o mais absurdo: um chacreamento criminoso na região do Pentáurea, comprometendo nascentes como as do rio São Lamberto”, afirmou o secretário Paulo Ribeiro, por meio da assessoria.

A reportagem tentou contato com o secretário para saber que tipo de irregularidades e crimes as quais ele se refere, mas não conseguiu localizá-lo. Também não foi possível encontrar antigo secretário de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Agricultura, Edvaldo Marques, que estava a frente da pasta na gestão anterior do município, encabeçada por Ruy Muniz.

Zoológico de Montes Claros é fechado para visitação (Foto: Fábio Marçal/Prefeitura)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: O Tempo / Repórter: Camila Kifer)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui