Avião cai em mata e três pessoas no Amazonas

0

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirma acidente envolvendo a aeronave de matrícula PT-ICU, modelo BE-58. O bimotor estava desaparecido e foi encontrado por volta das 15h30 (horário local) de sexta-feira (23/12/2016) a 13,5 Km da cabeceira da pista do aeroporto de Tabatinga, no Amazonas. Bombeiros locais informaram que quatro pessoas estavam a bordo. Três ocupantes do avião morreram e uma sobreviveu. Os nomes não foram divulgados.

De acordo com informações divulgadas pela FAB, o pequeno avião havia decolado de Tefé (AM) com quatro passageiros a bordo, às 10h32 local. O destino era Tabatinga (AM). O piloto fez o último contato com o controle de tráfego aéreo pouco antes do horário previsto para pouso, que era 11h30 local.

Uma equipe de investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), sediado em Manaus, será enviada ao local do acidente para iniciar os trabalhos de investigação. A previsão de chegada é por volta das 16h local.

O objetivo dessa investigação é prevenir ocorrências semelhantes, por meio de Recomendações de Segurança. Para isso, a equipe leva em conta diversos fatores contribuintes, sejam materiais (sistemas da aeronave e projeto, por exemplo), humanos (aspectos médicos e psicológicos) ou operacionais.

Não é possível estabelecer prazo para o término das investigações, o qual varia de acordo com a complexidade de cada ocorrência. No entanto, é importante ressaltar que não é necessário esperar a finalização do processo para promover ações preventivas: à medida que identifica possíveis fatores de risco para a aviação, o CENIPA emite as Recomendações de Segurança.

Por meio de nota, a empresa Parintins Taxi Aéreo Ltda informou que outro avião foi enviado para Tabatinga conduzindo executivos da empresa Prosegur e equipe técnica da Parintins, para colaborar nas investigações e adotar providências quanto à liberação dos corpos.

“O sobrevivente está internado em Tabatinga, com pequenas escoriações, sem risco de morte”, diz a nota, sem citar o nome do passageiro.

Beechcraft Baron 58 da Parintins Táxi Aéreo (Foto: Davi Brito/Parintins Táxi Aéreo)

(Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui