De Folia de Reis a Presépio de Playmobil, atrações diversas marcam o Natal em Minas

0

Artes cênicas, visita a presépios, exposições e decorações natalinas, como a iluminação da Praça da Liberdade e de outros espaços públicos administrados pelo Governo do Estado, marcam a chegada do Natal nas cidades dos 17 Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais.

As atrações, todas gratuitas, são a oportunidade para um mergulho nas mais diversas histórias lembradas nesta época do ano. Em diversos locais, a programação reforça a tradicional cultura mineira das mais diferentes formas, até mesmo com brinquedos.

O Presépio de Brinquedo de Playmobil é uma atração curiosa e está exposto no Espaço do Conhecimento, em Belo Horizonte, entre os dias 17 e 23 de dezembro. Os pequenos bonecos de brinquedo, favoritos dos anos 1980, estarão disponíveis em formato de ímãs para que os visitantes brinquem e construam seu próprio presépio de forma lúdica e interativa. Nos dias da exposição, o museu irá funcionar em horário estendido, das 14h às 21h.

“Em geral não podemos mexer nas peças dos museus. Essa história de poder brincar é um pouco transgredir essa lógica tradicional dos museus”, comenta a diretora do Núcleo de Expografias, Tereza Bruzzi.

Mas toda a interatividade foi pensada e elaborada para que o presépio trouxesse o caráter do lúdico, dos brinquedos. “Achamos importante trazê-lo deste aspecto pois, a partir disso, estamos falando também do universo do artesanal, do design e da tecnologia”, diz Tereza.

Visitantes poderão interagir com os bonecos do Presépio de Playmobil (Divulgação)

Roteiro das folias

A tradicional Folia de Reis é uma das principais manifestações culturais do período, ocorre em todo o estado e também recebem atenção especial do Governo. São festejos que vieram da Europa, comemorados como forma de relembrarmos a história bíblica da viagem dos três Reis Magos, que saíram de suas regiões em busca do Menino Jesus para presenteá-lo.

A tradição é de origem ibérica e posteriormente transmigrada para a América Portuguesa. O rito apresenta essencialmente o canto, a dança e o teatro, e por meio dessas expressões os foliões articulam a fé com o divertimento, a junção entre o sagrado e o profano.

Segundo levantamento realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), com base no Inventário Oficial de Grupos de Folias de Minas, grupos de 285 municípios foram cadastrados, abrangendo todos os 17 territórios estaduais.

Com 106 grupos, Uberaba, no Território Triângulo Sul, é o município com maior número de grupos cadastrados. Em seguida, João Pinheiro, no Território Noroeste, aparece com 34. O levantamento será apresentado ao Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) no próximo dia 6, em Belo Horizonte, data também em que as Folias de Minas receberão o título de Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iepha-MG.

“As folias são uma das manifestações populares de maior representatividade no estado. O Iepha-MG vem reconhecer e conceder o registro de patrimônio cultural imaterial da nossa cultura”, comenta o diretor de Promoção do Patrôminio do Iepha-MG, Fernando Pimenta.

Presépios e lapinhas

Ainda buscando promover o acesso às manifestações culturais tradicionais do estado, o Iepha-MG proporciona nesta época do ano a visitação a diversos presépios e lapinhas. São 250 presépios residenciais e comunitários, montados em 150 cidades diferentes que estarão abertos para o público até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

Com nove presépios cadastrados no Guia de Visitação Online (www.iepha.mg.gov.br), a cidade de Várzea da Palma, no Território Norte, destaca-se por possuir o maior número de espaços abertos aos visitantes. Em seguida aparece Carmo do Cajuru (Território Oeste) com oito.

Jaboticatubas (Território Metropolitano) e Medina (Território Médio e Baixo Jequitinhonha), com sete; Oliveira (Território Oeste), com seis; e outros três municípios com cinco: Barão de Cocais (Território Metropolitano), Piranguçu (Território Sul) e Jequitinhonha (Território Médio e Baixo Jequitinhonha).

Confira todas as exposições:



(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui