Defesa Civil de Governador Valadares emite alerta sobre cheia do Rio Doce

0

A Defesa Civil de Governador Valadares emitiu alerta amarelo em relação ao nível do Rio Doce na cidade. Na noite desta sexta-feira (16/12/201), o rio atingiu 1,98 m em relação à régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O alerta amarelo é divulgado a partir de 1,75 m. O nível médio do rio ao longo do ano na cidade fica em torno de 80 cm.

A Defesa Civil informou ainda que trabalha com as informações da CPRM – Serviço Geológico do Brasil, que é o órgão federal que monitora a bacia do Rio Doce. Segundo boletim da CPRM, o nível do Rio Doce pode chegar até 2,40 m pela régua do SAAE até às 4 horas da madrugada deste sábado (17).

Esta situação indica a possibilidade de refluxo de água em alguns bueiros em bairros ribeirinhos, principalmente:
– São Paulo (próximo ao antigo posto de saúde)
– São Tarcísio, na Rua Cláudio Manoel
– São Pedro (entre as ruas Ibituruna e Raul Soares)
– Santa Rita em duas regiões: na região conhecida como Baixa do Quiabo e também na Nova Santa Rita, em função do represamento do Córrego do Onça.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, as previsões são feitas pela vazão da água e pelo tempo que ela leva para passar na cidade, tendo como base as telemétricas que existem ao longo do rio. O órgão destaca que quando o rio enche, os primeiros bairros a serem atingidos são os ribeirinhos: o início e o final do bairro Santa Rita; os bairros São Paulo, Santa Terezinha, São Tarcísio e São Pedro.

Além das réguas de monitoramento, a população pode acompanhar o nível do Rio Doce por meio do site do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e pelo painel afixado no prédio da Prefeitura, ao lado da escadaria da Câmara Municipal.

Nível do Rio Doce pode chegar a 2,40m na madrugada (Acontecendo em Valadares/Facebook)

(Via G1 dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui