A chuva intensa que atingiu o Vale do Aço durante a madrugada desta terça-feira (13/12/2016), causou diversos transtornos para os moradores e motoristas que precisam transitar pelo Bairro Caladinho de Baixo, em Coronel Fabriciano.
Segundo os moradores, a lama que desceu das encostas cobriu praticamente toda a pista que dá acesso ao Centro da cidade. O lado da avenida sentido Ipatinga, não foi tão afetado. Eles fizeram um mutirão para limpeza das ruas e contrataram um trator para fazer a retirada do barro.
“Todo ano é a mesma coisa e a prefeitura nunca faz nada. É só descer chuva que a avenida Tancredo Neves, que é a principal via de acesso ao Centro de Fabriciano, se torna intransitável. E o pior, eles também não mandam ninguém para tirar o barro, nós mesmos que temos que mobilizar”, lamentou o comerciante José Geraldo.
Outro ponto de alagamento na cidade é a ponte que liga as cidades de Coronel Fabriciano a Timóteo. O local está com muita água empossada e dificulta o trânsito dos motoristas.
Em novembro de 2012 a ponte chegou a ser interditada pelos Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), pois apresentava risco de desabamento.
Em março de 2013, após remoção de parte do asfalto da pista de rolamento para diminuir seu peso, a ponte foi liberada para o tráfego de veículos leves, porém de forma precária.
O que diz a prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Coronel Fabriciano informou que a prioridade no momento é desobstruir os sistemas de drenagem que ficaram comprometidos e normalizar o trânsito. Segundo o executivo, as quedas de barrancos afetam as vias públicas.
A prefeitura informou ainda que homens e máquinas da Secretaria de Serviços Urbanos estão na rua desde as primeiras horas da manhã.
Barro desceu para avenida Tancredo Neves (Foto: Farley Vasconcellos/Inter TV dos Vales)
(Fonte: G1 dos Vales)