Acidente com avião que transportava delegação da Chapecoense deixa mais de 70 mortos

0

Um avião que transportava a delegação da Chapecoense, de Santa Catarina, caiu na Colômbia na madrugada desta terça-feira (29/11/2016), informou o Aeroporto José María Córdova, de Rionegro. A equipe seguia para Medellin, onde iria disputar amanhã (30) a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional da Colômbia.

A aeronave, com matrícula CP 2933, caiu na região da província de Antioquia. De acordo com uma postagem no Twitter do aeroporto, a torre de controle recebeu às 22h [hora de Bogotá] comunicado do piloto de que o avião, da empresa Lamia Corporation, procedente de Santa Cruz de la Sierra, estava em situação de emergência, entre o município de La Ceja e La Unión, com falhas elétricas.

Imediatamente, foram mobilizados o Comitê Operativo de Emergência, com a presença de funcionários da prefeitura de Rionegro, da Polícia Aeroportuária, Força Aérea Colombiana, de bombeiros e autoridades.

Avião transportava delegação da Chapecoense (Foto: Reprodução/Twitter)

CBF manifesta consternação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nota à imprensa manifestando consternação com a queda do avião. “Estamos em contato com a Conmebol [Confederação Sul-Americana], autoridades locais e representantes do clube em busca de mais informações, antes de quaisquer possíveis medidas quanto ao andamento do futebol brasileiro. Desde já, manifestamos a nossa solidariedade e direcionamos nossas orações aos passageiros e tripulantes do voo”, diz a nota.

Times cariocas lamentam acidente

Os quatro maiores times cariocas, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, lamentaram o acidente aéreo com a delegação da Chapecoense. O Flamengo colocou o escudo do clube catarinense junto com o seu na foto do perfil na rede social Twitter e disse que toda a “Nação” flamenguista está unida em um só coração com o clube de Santa Catarina.

“Muita força e fé também para os amigos da Fox Sports e jornalistas de todos os canais de comunicação presentes no voo. O Clube de Regatas do Flamengo presta publicamente seu apoio #ForçaChape”, pronunciou-se o clube carioca no Twitter.

O Fluminense, por sua vez, disse lamentar profundamente o acidente. “Em nome da diretoria, jogadores e funcionários, o tricolor presta solidariedade e apoio aos familiares das vítimas dessa terrível tragédia”.

O Vasco da Gama afirmou que “está com a Associação Chapecoense de Futebol nesse momento difícil. #ForçaChape”.

O Botafogo também manifestou pesar em seus perfis nas redes sociais. O clube alvinegro publicou no Twitter e no Facebook nota com seu escudo ao lado do time catarinense.

“O Botafogo está de luto e presta toda solidariedade à Chapecoense neste dia tão triste para o futebol. A dor é grande. #ForçaChape”

Avião transportava delegação da Chapecoense (Foto: Reprodução/Twitter)

Lista de passageiros no avião da Chapecoense

Autoridades colombianas disseram que, entre os mais de 70 mortos do acidente aéreo com o avião da Chapecoense, há 21 jornalistas e representantes da imprensa e nove tripulantes, além dos jogadores e dirigentes esportivos. As equipes de imprensa são das emissoras Fox e Globo, além de canais de rádio.

Dos atletas, sobreviveram apenas o zagueiro Neto, o goleiro Jackson Follmann e o lateral Alan Ruschel. Todo o restante morreu na tragédia. O jornalista Rafael Hensel e os tripulantes Ximena Suárez e Erwin Tumiri também sobreviveram.

As vítimas do elenco são o goleiro Danilo, os laterais Giménez, Dener e Caramelo; os zagueiros Marcelo, Filipe Machado e Thiego; os meio-campistas Josimar, Gil, Sérgio Manoel, Matheus Biteco, Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

Alguns atletas não embarcaram com a delegação, como Neném, Hyoran, Martinucico, Nivaldo, Rafael Lima e Demerson, que não vinham sendo usados pelo técnico Caio Júnior, que também faleceu. O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, estava na lista de convidados do clube, mas não viajou.

Entre os 72 passageiros, além dos 22 jogadores, havia 18 membros da comissão técnica, oito da diretoria, três convidados, incluindo o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto Filho, e 21 representantes da imprensa, inclusive o ex-jogador e ex-técnico Mário Sérgio, comentarista dos canais Fox Sports.

Confira a lista de passageiros do voo:

Atletas:
1. Danilo (morreu em um hospital)
2. Gimenez
3. Bruno Rangel
4. Marcelo
5. Lucas Gomes
6. Sergio Manoel
7. Felipe Machado
8. Matheus Biteco
9. Cleber Santana
10. Alan Ruschel (sobrevivente)
11. William Thiego
12. Tiaguinho
13. Neto (sobrevivente)
14. Josimar
15. Dener
16. Gil
17. Ananias
18. Kempes
19. Follmann (sobrevivente)
20. Arthur Maia
21. Mateus Caramelo
22. Aílton Canela

Comissão técnica:
22. Caio Júnior
23. Duca
24. Pipe Grohs
25. Anderson Paixão
26. Anderson Martins
27. Dr. Marcio
28. Gobbato
29. Cocada
30. Serginho
31. Serginho
32. Adriano
33. Cleberson Silva
34. Maurinho
35. Cadu
36. Chinho di Domenico
37. Sandro Pallaoro
38. Cezinha
39. Giba

Diretoria:
40. Plínio David de Nes Filho (não embarcou)
41. Nilson Folle Júnior
42. Decio Burtet Filho
43. Edir de Marco
44. Ricardo Porto
45. Mauro dal Bello
46. Jandir Bordignon
47. Dávi Barela Dávi

Convidados:
48. Delfim Peixoto Filho
49. Luciano Buligon (não embarcou)
50. Gelson Merisio (não embarcou)

Imprensa:
51. Victorino Chermont
52. Rodrigo Gonçalves
53. Devair Paschoalon
54. Lilacio Júnior
55. Paulo Clement
56. Mario Sergio Paiva
57. Guilher Marques
58. Ari Júnior
59. Guilherme Laars
60. Giovane Klein
61. Bruno Silva
62. Djalma Neto
63. Adré Podiacki
64. Laion Espindula
65. Rafael Henzel (sobrevivente)
66. Renan Agnolin
67. Fernando Schardong
68. Edson Ebeliny
69. Gelson Galiotto
70. Douglas Dorneles
71. Jacir Biavatti
72. Ivan Carlos Agnoletto (não embarcou)

Avião transportava delegação da Chapecoense (Foto: Reprodução/Twitter)

Chapecoense distribui nota lamentando tragédia

A Chapecoense distribuiu nota oficial sobre o acidente aéreo com a delegação do clube. “Em função do desencontro das notícias que chegam das mais diversas fontes jornalísticas, dando conta de um acidente com a aeronave que transportava a delegação da Chapecoense, a Associação Chapecoense de Futebol, através de seu vice-presidente Ivan Tozzo, reserva-se o direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer nota oficial sobre o acidente”, diz o texto.

“Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão junto com a delegação”, termina o texto.

Temer lamenta tragédia

O presidente Michel Temer lamentou o acidente envolvendo o time da Chapecoense. “Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade”, disse Temer, em seu Twitter.

Temer informou que o governo está colocando todos meios para auxiliar os familiares e que a Aeronáutica e o Itamaraty já foram acionados. “O governo fará todo o possível para aliviar a dor dos amigos e familiares do esporte e do jornalismo nacional. #ForçaChape”, disse o presidente Temer.

Governo catarinense externa solidariedade

“O governo de Santa Catarina lamenta profundamente a tragédia com a delegação da Chapecoense, jornalistas e tripulação do voo. Solidariedade às famílias”, publicou em sua conta no Twitter.

Final da Copa do Brasil é adiada

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou em sua página oficial o adiamento da final da Copa do Brasil, que seria disputada amanhã (30) entre Grêmio e Atlético-MG. Ainda não há nova data para a partida e definições deverão ocorrer ao longo do dia.

Os dirigentes de Grêmio e Atlético-MG concordaram que não haveria clima para realização da partida de amanhã. “Com a tragédia acontecida, não há nenhum sentido na realização do jogo amanhã, diante do Grêmio. Solidariedade e respeito acima de tudo”, publicou nas redes sociais Daniel Nepomuceno, presidente do clube mineiro.

Os perfis oficiais do Grêmio substituíram seu símbolo pelo escudo do time catarinense. “Chape, estamos contigo! Manifestamos nossa solidariedade neste momento de tristeza”, registra uma postagem.

A partida adiada definirá o campeão da Copa do Brasil. No primeiro jogo, disputado em Belo Horizonte, o Grêmio venceu por 3 a 1 e agora pode perder por até um gol de diferença que ficará com o título. Caso perca por dois gols, a decisão será por pênaltis.

O Atlético-MG seria ainda o adversário da Chapecoense na última rodada do Brasileirão, marcada para o próximo domingo (4). Ainda não há informações sobre esta partida.

Prefeito de Chapecó e governador de SC lamentam

Em nota divulgada pelo seu gabinete, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, disse que a prefeitura solidariza-se com todos os envolvidos. “A respeito do acidente envolvendo a equipe da Chapecoense no início desta madrugada, a administração municipal informa oficialmente que o prefeito Luciano Buligon, convidado para acompanhar a delegação, não estava no voo. O prefeito está em São Paulo e embarcaria para Medelín, na Colômbia, nesta terça-feira (29-11), em voo comercial, para acompanhar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana. A prefeitura de Chapecó manifesta profunda preocupação com o lamentável ocorrido, solidariza-se com todos os envolvidos e aguarda novas informações”.

Pelo Twitter, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, disse que o momento é de união para amparar os familiares das vítimas. Ele escreveu que “esta terça-feira deixa uma marca muito profunda na alma dos catarinenses. O acidente com a comitiva da Chapecoense foi um choque para todos. Estávamos vendo esse time brilhar aqui nos nossos campos e em gramados de outros estados, de outros países. É um dia de muita dor, mas temos que ser fortes para ajudar as famílias dos jogadores, da comissão técnica e dos jornalistas que estavam no avião. É um momento de união dos catarinenses. Vamos pedir a Deus força para todos que estão sofrendo”.

Também em nota, a Associação Catarinense de Imprensa também manifestou pesar pelo acidente envolvendo o time de Chapecó. “Em face da terrível tragédia com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol ocorrida na Colômbia, vitimando jogadores, técnicos, dirigentes e jornalistas a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) manifesta profundo pesar com a imensa e irreparável perda que abala a sociedade catarinense e as famílias enlutadas”.

No comunicado, a entidade informa que o clube de Chapecó notabilizou-se no Brasil pela determinação que o elevou para a posição de elite do futebol brasileiro. ”Essa jornada foi construída pela dedicação de dirigentes, jogadores, apoiadores e patrocinadores”, destaca a nota.

A associação lembra que o papel da imprensa foi essencial na divulgação dessa trajetória do time. E em razão do momento de dor e luto, diz o comunicado, “em nome de todos os profissionais da mídia barriga-verde, a entidade homenageia a memória dos profissionais do rádio, da televisão, dos jornais, das agências de notícias e da assessoria de comunicação que morreram neste acidente, manifestando ainda a sua solidariedade aos familiares”.

Temer decreta luto de 3 dias

O presidente Michel Temer decretou luto oficial de três dias pelo acidente envolvendo a equipe da Chapecoense, de Santa Catarina. Ele também determinou que a Aeronáutica disponibilize aeronaves para as famílias e para translado das vítimas.

Temer manifestou solidariedade às famílias das vítimas e determinou ao Itamaraty que faça contato com governo colombiano e com a prefeitura de Medellín. “Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade. Estamos colocando todos os meios para auxiliar familiares e dar toda a assistência possível. A Aeronáutica e o Itamaraty já foram acionados. O governo fará todo o possível para aliviar a dor dos amigos e familiares do esporte e do jornalismo nacional”, disse Temer em seu Twitter.

Avião transportava delegação da Chapecoense (Foto: Reprodução/Twitter)

(Com informações da Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui