Uma casa e a igreja ao lado foram interditadas nessa segunda-feira (14/11/2016) por risco de desabamento em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, parte do segundo andar, que estava em construção, desabou nesta manhã, e, devido ao risco de novos desabamentos, os moradores foram retirados do imóvel.
Ainda de acordo com os bombeiros, parte da calçada também foi interditada. Segundo o aspirante do Corpo de Bombeiros, Eduardo Procópio, os locais só serão liberados após análise técnica da Defesa Civil, que confirme que a obra não oferece mais riscos.
Ainda segundo Eduardo Procópio, as chuvas que começaram no fim de semana podem ou não ter contribuído para o desabamento, mas isso só poderá ser confirmado depois que a Defesa Civil emitir laudo técnico.
Casa foi interditada em Governador Valadares (Foto: Rúbio Campos/Corpo de Bombeiros)
Período chuvoso
Além deste caso, o bombeiro conta que pela manhã foram atendidas outras duas ocorrências de construções com risco de desabamento, mas que não houve necessidade de novas interdições.
Também foram atendidas duas ocorrências relacionadas à queda de árvores, em virtude das chuvas; uma no bairro Ilha dos Araújos e outra no bairro Vila União.
“Nesse período de chuvas, a nossa principal dica para as pessoas que moram em área de barranco é para ficarem atentas a qualquer movimento anormal da terra. Já para quem mora em prédios e áreas que já tenham algum tipo de rachadura, é preciso reparar se elas aumentaram e o local onde estão. É preciso fazer essa observação e nos ligar, que aí nós vamos verificar se há risco iminente de desabamento. E o mais importante, caso o Corpo de Bombeiros recomende deixar um imóvel, é preciso seguir esta orientação”, concluiu o militar.
Igreja e calçada também foram interditadas (Foto: Rúbio Campos/Corpo de Bombeiros)
(Fonte: G1 dos Vales/Zana Ferreira)