Exoss divulga possível local de queda de bólido em Minas Gerais

0

A Exoss Citizen Science divulgou neste domingo, 6 de novembro de 2016, relatório sobre a queda de um grande meteoro (bólido) na região Centro-Leste de Minas Gerais. De acordo com a organização, 58 pessoas acessaram a página http://bolido.exoss.org e cadastram informações sobre o evento presenciado.

“Até o momento não há registros em fotos ou vídeos do evento. O vídeo que circulou nas redes sociais era meramente informativo com relação a suas características como coloração. Tal evento na verdade ocorreu em 30 de julho de 2015 visível em países da América do Sul e Santa Catarina, Brasil. Erroneamente tal vídeo foi catalogado como verídico quanto ao evento de Minas Gerais e replicado em diversas páginas e relatos em mídias sociais.”, esclareceu a Exoss.

Com o grande número de relatos, segundo maior já catalogado na ferramenta Report Fireball, a Exoss obteve informações superficiais sobre o meteoro. “O evento contou com um dos principais critérios para melhor qualificação dos dados que é uma boa dispersão de testemunhas em volta do ponto onde ocorreu a passagem do meteoro, pois se tivermos relatos agrupados em apenas uma região os dados ficam comprometidos. A quantidade de relatos foi crucial para a obtenção de uma trajetória que, embora seja baseada em relatos visuais de pessoas em sua maioria sem muito conhecimento astronômico, sua quantidade elevada equilibrou tais parâmetros e a obtenção de uma trajetória básica foi possível.”, informa a Exoss.

Mapa de observadores (Foto: Divulgação/Exoss Citizen Science)

Análise dos relatos

Segundo a Exoss, a maior incidência de testemunhas que ouviram o boom sônico foi próxima à trajetória do meteoro, entre as cidades de Governador Valadares e Guanhães.

O meteoro foi visto às 21h31 (hora local), por testemunhas situadas nas seguintes cidades: Aramirim de Açucena (distrito de Açucena), Araçuaí, Belo Horizonte, Belo Oriente, Cantagalo, Caratinga, Contagem, Diamantina, Divino das Laranjeiras, Divinolândia de Minas, Faria Lemos, Francisco Sá, Gouveia, Governador Valadares, Guanhães, Inimutaba, Ipatinga, Janaúba, Januária, Malacacheta, Montes Claros, Paquetá (distrito de Betim), Pompéu, Sabinópolis, Santa Efigênia de Minas, Santa Tereza (Belo Horizonte), Sapucaia de Guanhães, Turmalina, Viçosa, Virginópolis e Virgolândia.

Ainda segundo a Exoss, o meteoro entrou na atmosfera da terra a uma altitude de 80 km e se apagou a apenas 27,9 km de altitude e seu ângulo de entrada foi de aproximadamente 45º. “Importante salientar que a perspectiva sobre o evento varia de acordo com cada testemunha, isso chama-se paralaxe e é explicado no vídeo institucional da Exoss – Como funciona o monitoramento de meteoros.”, informa a organização.

Possível região de queda (Foto: Divulgação/Exoss Citizen Science)

Com base nos relatos, a Exoss informa que a região provável de queda de eventual meteorito está entre as cidades de Açucena e Braúnas. O ponto de impacto geométrico e as trajetórias iniciais e finais foram:

Trajetória inicial:
– Latitude: -18.460987210094
– Longitude: -42.482503678886

Trajetória final:
– Latitude: -18.929068369187
– Longitude: -42.593700020677

Ponto de impacto (geométrico):
– Latitude: -19.180657000115
– Longitude: -42.650321714694

A Exoss desaconselha qualquer tipo de comercialização de meteorito e solicita que qualquer eventual material recuperado seja encaminhado ao Museu Nacional do Rio de Janeiro, que é a entidade de pesquisa oficial no País para análise. Entre em contato: Museu Nacional/Setor de Meteorítica – Telefone (21) 2562-6975.



Agradecimentos

“A Exoss agradece o empenho do jornal online Aconteceu no Vale pelas publicações de chamamento de testemunhas que foram compartilhados em mídias sociais e contribuiu de forma elementar para que tal evento alcançasse grande repercussão na população das cidades na trajetória do meteoro. Nosso agradecimento a todas as testemunhas que dedicaram atenção ao relato do evento, contribuindo nos estudos do fenômeno.”, divulgou a Exoss em sua página oficial.

Relatório completo

O relatório completo sobre o possível local de queda do bólido em Minas Gerais está disponível na página http://press.exoss.org/possivel-local-de-queda-do-bolido-de-minas-gerais. Acesse e confira todos os detalhes.

Sobre o bolido.exoss.org

É uma ferramenta de coleta online de testemunhos de avistamento de bólidos, criada pela AMS – American Meteor Society em parceria com a IMO – Internacional Meteor Organization, e, cedida exclusivamente ao projeto brasileiro de pesquisas de meteoros, Exoss (ligado ao ON – Observatório Nacional), que congrega astrônomos amadores, coordenados por pesquisadores profissionais – em investigações do espaço aéreo brasileiro em busca de meteoros. Para relatar um bólido, acesse http://bolido.exoss.org.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui