Governo inaugura unidade do Programa Farmácia de Todos em Montes Claros

0

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) inaugurou, nesta segunda-feira (31/10/2016), em Montes Claros, uma unidade do Farmácia de Todos. A SES-MG investiu R$ 400 mil na farmácia, que irá atender uma média mensal de 10 mil pessoas.

A solenidade de inauguração foi presidida pelo prefeito em exercício, José Vicente de Medeiros e contou com a participação da Coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Viviane Verbênia Santos.

Durante a solenidade, o secretário municipal de Saúde de Montes Claros, Geraldo Edson Guerra, frisou que a implantação da Farmácia de Todos representa uma importante obra viabilizada por meio de parceria estabelecida entre o Governo do Estado e o município, o que possibilitará à população ter acesso facilitado a medicamentos básicos e também de alto custo.

A superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Mendes, entende que a implantação da Farmácia de Todos tratará muitos benefícios para a população, sobretudo agilizando o acesso de pacientes à aquisição de medicamentos adquiridos com recursos financeiros do SUS.

Além disso, com a entrada em funcionamento da Farmácia de Todos no maior município do Norte de Minas, a previsão é de que a demanda de atendimentos atualmente concentrados no Núcleo de Assistência Farmacêutica da SRS terá uma redução aproximada de 35%, o que agilizará a prestação de serviços a outros 52 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde.

Guerra também ressaltou que, pelo fato de a farmácia ficar localizada próxima ao centro da cidade e ao lado do Hospital Universitário Clemente de Faria, que presta serviços à população exclusivamente via Sistema Único de Saúde (SUS), vai possibilitar à população facilidade de acesso à unidade. Isso porque a previsão é de que num futuro próximo a farmácia funcione entre 7 e 22 horas, possibilitando a quem trabalha durante todo o dia receber medicamentos também no período noturno.

O prefeito José Vicente Medeiros reafirmou a importância da parceria estabelecida entre o Governo do Estado e o município. “A inauguração da farmácia evidencia que a implementação de ações conjuntas entre o Estado e a prefeitura tem condições de gerar benefícios concretos para a população, contemplando as mais diversas áreas, inclusive da saúde”, ressaltou.

Unidade do Farmácia de Todos é inaugurada ao lado do HUCF (Pedro Ricardo/SES-MG)

(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui