Torcedor que morreu durante jogo no Mineirão teve múltiplos traumas

0

O torcedor do Cruzeiro, Eros Dátilo Belizario, de 37 anos, que morreu nesta quarta-feira (26/10/2016) durante a partida entre Cruzeiro e Grêmio, no Mineirão, em Belo Horizonte, teve vários traumas pelo corpo. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

Em nota, a pasta divulgou que Dátilo deu entrada na unidade de saúde encaminhado via ambulância privada, apresentando múltiplas traumas e que o óbito foi oficialmente declarado às 23h06. O corpo do torcedor foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) no bairro Gameleira, região Oeste da capital.

Segundo a Polícia Civil, o laudo que aponta a causa morte da vítima ficará pronto em 30 dias. O corpo do torcedor ainda está no IML e aguarda a presença da família para liberação. Os parentes estão vindo do Rio de Janeiro.

Eros Dátilo Belizario tinha 37 anos (Foto: Divulgação)

Imagens

Segundo uma fonte da polícia, imagens do circuito interno de segurança do estádio mostram o momento em que Eros é barrado por um segurança durante a tentativa de troca de setor. Nas imagens é possível ver os dois discutindo, mas por uma fração de segundos, devido ao sensor de movimento da câmera, não foi registrado a vítima sendo agredida, apenas saindo carregada pelos seguranças do local.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que já está com as imagens do caso e de uma tentativa de invasão dos torcedores a um bar dentro do estádio. De acordo com a Polícia Militar, parte de uma torcida organizada furtaram várias fichas de bebidas, além de quebrarem portas do estabelecimento. O Batalhão de Choque da PM chegou a conter os torcedores.

“Eros foi agredido”

Amigos de Eros afirmam que o torcedor foi agredido pelos seguranças. “Ele deu entrada no hospital morto e com vários traumas. É a prova de que o Eros foi agredido. Isso é um absurdo alguém tem que se responsabilizar. A morte é o resultado do despreparo do sistema de segurança no Mineirão”, disse o membro da torcida organizada Pavilhão e amigo da vítima, Luan Borges, de 27 anos.

Em nota, a empresa Prosegur responsável pela segurança dentro do estádio lamentou o ocorrido. A companhia declarou que está acompanhando o caso.

Veja na íntegra. “A Prosegur lamenta o ocorrido na noite de quarta-feira (26/10), no Minas Arena. A companhia ressalta que está colaborando com as autoridades na investigação dos fatos”.

Histórico

Eros Dátilo Belizário, de 37 anos, era diretor da torcida organizada do Cruzeiro, denominada de Pavilhão. Segundo a Polícia Militar, o motoboy tinha várias passagens por distúrbio da ordem e brigas envolvendo torcedores dentro e fora do Mineirão.

Relembre o caso

A partida entre Cruzeiro e Grêmio, no Mineirão, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, terminou em morte na noite desta quarta-feira (26). Eros Dátilo Belizario, de 37 anos, teria se envolvido em uma discussão no estádio, sendo socorrido para o Hospital Municipal Odilon Behrens, onde já chegou sem vida.

A Minas Arena, que administra o estádio, lamentou a morte do torcedor e informou que “tem total interesse no esclarecimento do assunto de forma séria e verdadeira e acompanha de perto a apuração dos fatos pelas autoridades competentes”.

As circunstâncias da morte ainda não foram esclarecidas e a Polícia Civil investiga o caso. Com base em relatos de testemunhas, a suspeita é de que a vítima tenha se envolvido em uma discussão com seguranças no local. Segundo o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, Eros, acompanhado de um amigo, teria tentado mudar de setor. Ao serem vistos por seguranças, os torcedores foram impedidos de seguirem adiante.

Houve confusão e, ainda segundo o relato de testemunhas à Polícia Militar, Dátilo teria sido agredido por um segurança que o teria imobilizado com uma uma chave de braço, uma espécie de “mata-leão”. O torcedor foi levado para uma sala no estádio, de onde saiu carregado por dois seguranças, que o encaminharam para a unidade de enfermaria.

Por conta da gravidade da situação, o torcedor foi levado com urgência para o pronto-atendimento do Hospital Municipal Odilon Behrens, onde foi constatada a morte. O segurança envolvido no caso foi conduzido para a Delegacia de Eventos dentro do Mineirão, prestou depoimento à Polícia Civil e foi liberado. Ainda de acordo com a Polícia Civil, equipes da perícia da corporação foram até o estádio. Testemunhas foram ouvidas e liberadas.

Nota do Cruzeiro

“A diretora do Cruzeiro Esporte Clube viu com grande tristeza a notícia sobre a morte do torcedor Eros Datilo, na noite passada, no estádio do Mineirão, durante a partida contra o Grêmio. O Clube está acompanhando de perto os esclarecimentos do fato para que toda a sociedade possa ser informada sobre os motivos que levaram o nosso torcedor a óbito. À família de Eros Datilo fica a solidariedade de todos do Cruzeiro Esporte Clube em um momento de imensa dor.”

Nota da Minas Arena

“A Minas Arena lamenta profundamente o falecimento do torcedor Eros Dátilo Belizardo, ocorrido no Hospital Municipal Odilon Behrens, após a partida entre Cruzeiro e Grêmio, válida pelas semifinais da Copa do Brasil 2016, e se solidariza com a família nesse momento de dor.

A concessionária informa ainda que tem total interesse no esclarecimento do assunto de forma séria e verdadeira e acompanha de perto a apuração dos fatos pelas autoridades competentes”.

(Fonte: Hoje em Dia/Gabriela Sales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui