Estudantes ocupam Campus Montes Claros da UFMG em protesto contra a PEC 241

0

Estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais, em Montes Claros, ocupam nesta terça-feira (25/10/2016) a portaria da instituição em protesto a PEC 241, que estabelece limite para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos. Apenas a entrada de pedestres está permitida. Os alunos afirmam que as aulas estão suspensas, mas a assessoria de comunicação da UFMG não confirma a informação.

“Sexta feira ocorreu uma reunião e ontem foi realizada outra para fazermos uma votação se os alunos queriam mesmo que houvesse a paralisação, para ver se a maioria era a favor, já que apoiamos a unanimidade. Não foi unânime, mas a maioria apoiou e por isso estamos aqui para protestar com essa proposta que vai cortar gastos da educação e saúde nos próximos 20 anos”, fala a estudante Bianca Simões.

Segundo a representante do movimento, a paralisação será feita até às 22h e se houver aprovação da PEC, haverá uma nova assembleia para decidir quais ações serão tomadas.

“Esse congelamento vai impactar em quem quer ingressar na universidade atualmente e quem irá ingressar futuramente, vai afetar a nossa classe, que já é fragilizada”, destaca o estudante César Saraiva.

A UFMG divulgou uma nota assinada pelo reitor Jaime Arturo Ramírez e pela vice-reitora Sandra Goulart Almeida depois que estudantes impediram o acesso a algumas unidades e espaços da instituição.

“Impedir o acesso ao local de trabalho e estudo de professores, técnico-administrativos em educação e estudantes que não participam do movimento afronta o direito irrevogável de ir e vir das pessoas, prejudica aqueles que mais precisam da instituição, além de inviabilizar o atendimento da comunidade da UFMG e da sociedade”, afirma a nota.

O comunicado defende, ainda, a “firme convicção de que a Universidade pública é acima de tudo um espaço democrático no qual deve prevalecer o convívio saudável com as diferentes opiniões, garantida a livre circulação de ideias e de pessoas”.

Manifestação contra a PEC 241 (Foto: Mauro Miranda Ferreira/Arquivo Pessoal)

Manifestação contra a PEC 241 (Foto: Mauro Miranda Ferreira/Arquivo Pessoal)

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui