Alexandre Rezende

Olá amigo leitor, mudamos o formato das publicações na página de colunistas. Para ler uma publicação, escolha um dos links abaixo:

– O PAU DE SEBO


Quem é Alexandre Rezende?



Nosso novo colunista de Cultura é um Cantor, compositor e instrumentista, formado em artes visuais e jornalismo, mas com todas as suas atenções voltadas para o samba. Alexandre Rezende é, sobretudo, um sambista. Da linha direta de Ary Barroso, este filho de Sabinópolis é primo em algum grau do compositor nascido em Ubá, mas que deixou na antiga São Sebastião dos Correntes parentes, como Djanira Barroso, a prima do compositor e bisavó de Alexandre.

Alexandre Rezende começou a se apresentar ainda muito jovem na noite de Belo Horizonte, aos 18 anos. Em 2002 montou seu primeiro conjunto de samba, o Clã do Jabuti com Marina Bueno e Bobô da Cuíca e passou a integrar a programação semanal das casas Reciclo e Ziriguidun. No ano seguinte, em 2003, foi classificado com 3 sambas de sua autoria no Primeiro Festival da Coopersamba com a canção de sua autoria “O amor e o poeta”. De lá pra cá, criou e participou de diferentes grupos de samba como Sinuca de Bico, com Thiago Delegado, Samba da Silva, com Tino Fernandes e Chapeu Panamá. Atuou também como jornalista, sendo criador e apresentador do programa Batuque na Cozinha (com Bobô da Cuíca) na rádio UFMG EDUCATIVA 104,5 entre os anos de 2005-2007.

Em 2013 foi o vencedor da sétima edição do tradicional concurso “Novos Bambas do Velho Samba” do bar Carioca da Gema, no Rio de Janeiro. Alexandre Rezende é compositor de vários sambas e está em fase de gravação do disco do festival “Novos Bambas do Velho Samba” com musicas de sua autoria, como parte da premiação do concurso. Atualmente é artista fixo na programação da casa Carioca da Gema, no Rio de Janeiro. Na capital carioca, que tem o mesmo santo padroeiro de sua Sabinópolis, o São Sebastião, este mineiro está ganhando espaço a cada dia.

Com o seu olhar pretende apresentar um panorama da música feita aqui no nosso vale, das artes de nosso povo e das manifestações culturais, principalmente as manifestações populares que mantém viva e pulsante a cultura de nosso país. Seja bem vindo, Alexandre! E sejam bem-vindos, caros leitores!

Os interessados em acompanhar a carreira de Alexandre Rezende, podem segui-lo em sua página no Facebook em www.facebook.com/alexandrerezendesamba

Alexandre Rezende: