Polícia Civil empossa novos delegados em Montes Claros

0

Com a missão de gerir a Polícia Civil no Norte de Minas tomaram posse, na quinta-feira (20/10/2016), o Chefe do Departamento de Montes Claros, Delegado Renato Nunes Henriques; e o Titular da Delegacia Regional, Delegado Jurandir Rodrigues César Filho. A solenidade, realizada na Região Integrada de Segurança Pública do município, foi prestigiada pelo Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Delegado João Octacilio Silva Neto, o Chefe-Adjunto, Raimundo Nonato Gonçalves e membros do Conselho Superior da instituição. Também estavam presentes as principais autoridades locais.

Houve discursos emocionados, acompanhados de agradecimentos aos percussores da carreira, aos amigos e familiares. A solenidade deixou claro que a eficiência será uma busca constante dos novos titulares das unidades. Em seus discursos, ambos os delegados falaram sobre os projetos para a atuação na região, que incluem a otimização dos recursos já existentes.

Durante o evento, a emoção também foi perceptível na entrega de um certificado de Honra ao Mérito aos 39 policiais civis que participaram, em Pirapora (MG), da operação que prendeu os autores do homicídio de um policial naquele município. O certificado foi entregue pelo Chefe da PCMG e pelo Chefe-Adjunto da Polícia Civil. Muito emocionados, os policiais homenageados foram elogiados pelas autoridades e receberam uma salva de palmas.

Policiais recebem Certificado de Honra ao Mérito (Divulgação/PCMG)

A solenidade foi bastante prestigiada. Entre aquelas que compuseram a mesa de honra, estavam o Chefe e o Chefe Adjunto da Polícia Civil; os delegados empossados; o Inspetor Geral dos Investigadores, Willian de Oliveira Braga; o prefeito de Montes Claros, Jose Vicente Medeiros; o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Marcos Martins de Freitas; o Comandante do 55º Batalhão do Exército, Tenente Coronel Marcus Vinicius Mansur Messeder; o Delegado Chefe da Polícia Federal em Montes Claros, Marcelo Eduardo Freitas; o Comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Ederson da Cruz Pereira; o Comandante do 4º Comando Operacional dos Bombeiros Militares, Coronel Primo Lara de Almeida; o Defensor Público da União, Rodrigo Braz Barbosa; entre outras autoridades.

Trabalho

Para o Chefe da Polícia Civil, João Octacílio da Silva Neto, a posse dos novos delegados em Montes Claros é motivo de alegria, uma vez que ele conhece a região – tendo sido Delegado Regional de Pirapora – e reconhece a competência, a humildade e o caráter dos novos empossados. “Tenho convicção que o Renato e o Jurandir irão realizar um trabalho primoroso. Esta, não é só uma convicção minha, mas de toda a Polícia Civil de Minas Gerais, que lhes confiam um cargo de tamanha importância”, afirma.

Policiais recebem Certificado de Honra ao Mérito (Divulgação/PCMG)

De acordo com o Delegado Regional de Montes Claros, Jurandir Rodrigues César Filho, a Polícia Civil já vem se estruturando no município e ele pretende dar continuidade a esse trabalho que as chefias anteriores estavam realizando, com a motivação dos policiais, estruturando as delegacias e combatendo a criminalidade. “Os crimes já têm sido combatidos de maneira contundente pela Polícia e daremos continuidade a esse trabalho de repressão qualificada, principalmente aos crimes de homicídio, contra o patrimônio e o próprio tráfico de drogas”, afirma.

Para o Delegado, os principais desafio são na questão orçamentária, portanto a intenção é otimizar os recursos estruturais e humanos disponíveis, em busca de garantir maior eficiência e um trabalho de qualidade para a região de Montes Claros.

Para o Chefe do Departamento, Delegado Renato Nunes Henriques, as expectativas para o trabalho são as melhores possíveis. Ele explica que atualmente o Norte de Minas conta com um representante no Conselho Superior da Polícia, o Delegado Raimundo Nonato, e também o Chefe da Polícia, João Octacílio da Silva Neto, conhece a realidade do Norte mineiro. Entre os planos para a gestão, ele cita voltar com as delegacias especializadas; criar uma equipe de resposta rápida no Departamento, com atuação em toda a sua área; criar uma Delegacia de Meio Ambiente; e criar um Núcleo Correcional com atuação em todas as regionais. “Uma corregedoria forte coíbe alguns desvios e permite que a Polícia seja mais respeitada perante as outras instituições”, garante.

O prefeito de Montes Claros, José Vicente Medeiros, afirma que a segurança no Brasil está defasada e o Norte de Minas também está sofrendo com isso. “Tudo o que vier contribuir para a melhoria da nossa segurança é bem-vindo, como a posse dos novos delegados, de suma importância”, afirma. Segundo ele, haverá a doação de um terreno para que a instituição tenha uma estrutura física melhor no município. “O terreno já existe e só falta transferir para a Polícia”, garante.

(Fonte: PCMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui