Governador Valadares terá racionamento de água a partir próxima terça-feira

0

Na próxima semana, a partir da terça-feira (25/10), o abastecimento de água de Governador Valadares (MG) sofrerá racionamento em função de obras que fazem parte do Plano de Emergência para o período chuvoso. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, o racionamento segue até o dia 15 de novembro.

Em função do rompimento da barragem em Mariana, no ano passado, a Mineradora Samarco foi obrigada a apresentar um Plano de Emergência em função de possíveis problemas que podem advir com o período chuvoso que se aproxima. Entre outras coisas, no Plano estão previstas estas obras de melhoria no sistema de tratamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), para garantir o abastecimento, caso haja maior turbidez na água do Rio Doce.

Racionamento

O racionamento começará pela Estação de Tratamento de Água (ETA), do Bairro Vila Isa, no dia 25 de outubro. O volume de água será reduzido em 26%, representando menos quatro milhões de litros de água por dia. A ETA Central começa a racionar a partir do dia 29 de outubro, reduzindo a vazão em 37%, sendo menos 30 milhões de litros de água por dia.

Apenas no dia 30 de outubro haverá uma paralisação total da ETA Central, por aproximadamente seis horas, com início a partir das sete horas da manhã. Essa suspensão do abastecimento será para a limpeza dos floculadores, que compõe o sistema de tratamento da água; um procedimento de manutenção da ETA.

A diretora-adjunta do SAAE, Mayara Martins, ressalta a importância da medida com a chegada do período chuvoso. “No momento, não conseguimos prever o nível de turbidez que o Rio Doce poderá atingir durante o período chuvoso; por isso, a medida é uma forma de prevenção e de extrema importância para garantir a melhoria das condições de tratamento da água, tanto em qualidade, quanto em quantidade. Para tanto, o SAAE já solicitou o apoio da Samarco, com a disponibilização de 20 caminhões-pipa para atender a cidade durante esse período, onde houver necessidade”, reitera.

Todo o serviço será executado por uma empresa terceirizada da Samarco. As obras estão relacionadas diretamente com as etapas de tratamento da água, o que, segundo o órgão, justifica a redução considerável na vazão de água. Durante todo o período de racionamento, os caminhões-pipa ficarão à disposição, com atendimento prioritário aos hospitais e escolas, além do atendimento, em um segundo momento, aos pontos mais altos da cidade.

Em nota, a Fundação Renova, criada para reparar, restaurar e reconstruir os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, afirma que intensificou o plano focado em ações preventivas e de contingências para o período chuvoso em diversos municípios, entre eles, Governador Valadares.

Ainda segundo a nota, o que está sendo feito em Valadares, como o abastecimento de água é feito com captação no Rio Doce, são ações preventivas, como melhorias nas infraestruturas das Estações de Tratamento de Água, visando aprimorar o processo de tratamento de água nas ETAs Central, Vila Isa e Santa Rita. Além disso, a nota destaca novas alternativas de captação de água.

(Fonte: G1 dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui