Polícias de Valadares são as primeiras do interior a receber treinamento de prevenção à criminalidade

0

Governador Valadares, no Território Vale do Rio Doce, é a primeira cidade do interior do estado a receber treinamentos do Curso Integrado de Prevenção à Criminalidade. A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Com encerramento nesta sexta-feira (21/10), a capacitação envolve policiais militares do Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar) e delegados de área da Polícia Civil da cidade participam da capacitação.

O treinamento tem por objetivo ampliar o conhecimento desses profissionais – que já atuam em áreas de vulnerabilidade social – em relação programas como Fica Vivo!, Mediação de Conflitos, Central de Penas Alternativas (Ceapa) e Programa de Inclusão de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp), aprimorando os trabalhos desenvolvidos.

Além do alinhamento, que amplia possibilidades de intervenção conjunta, a capacitação busca aproximar comunidade, policiais, oficineiros do Fica Vivo! e técnicos dos programas de prevenção para a promoção de uma cultura de paz.

Para diretora do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos da Secretaria de Segurança Pública, Flávia Mendes – presente na capacitação em Valadares – ações como esta fortalecem a segurança pública nos territórios em que os programas de prevenção atuam. “Esta atuação só é efetiva com a integração das instituições, com um objetivo comum: diminuição nos índices de crimes violentos, sobretudos os crimes contra a vida, e a materialização de que é possível uma segurança cidadã, superando a lógica que a segurança pública cabe apenas à polícia”, aponta.

Atualmente, o Governo de Minas Gerais mantém 45 Centros de Prevenção à Criminalidade. Destes, 32 são Centros de Prevenção à Criminalidade (CPC´s) e 13 são Centros de Alternativas Penais e Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional.

Treinamento busca ampliar o conhecimento dos profissionais (Divulgação/Sesp)

(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui