Univale realiza tratamento odontológico em irmãos valadarenses com necessidades especiais

0

Após uma campanha iniciada pelo Facebook, a Universidade Vale do Rio Doce começou o tratamento odontológico dos irmãos Adaílton Borges Soares, de 20 anos, e Lucas Vinicius Borges Soares, de 19 anos, de Rio Corrente, próximo à barragem de Baguari. Eles nasceram com catarata congênita, uma opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho e ocorre no feto durante a gestação, e já procuravam o tratamento há algum tempo.

A postagem do vídeo na rede social solicitando o tratamento veio de Adaílton. A mãe dos irmãos, Elaine da Silva Soares, não sabia da publicação e só descobriu após receber alguns telefonemas já com ofertas de ajuda. Após a postagem, o vídeo viralizou e, entre alguns contatos, a solicitação chegou até a professora Kíssila Zacche Lopes De Andrade, que também atua como dentista no Polo Integrado de Assistência Odontológico ao Paciente Especial (Paope).

No dia 19 de setembro, foi realizado o primeiro atendimento dos irmãos para saber quais procedimentos precisariam ser feitos. Nessa consulta foi feita uma raspagem nos dentes e solicitada uma radiografia panorâmica, onde foram constatados problemas periodontais tanto em Lucas, quanto em Adaílton. Eles sofrem de má formação dentária e perda óssea, além de dentes e raízes necessitando extração.

No dia 3 de outubro, eles voltaram ao Paope para a segunda etapa. Com os raios-x em mãos, começaram a remoção de cálculos. No próximo dia 24 de outubro, eles voltarão à Univale para dar seguimento ao tratamento. Ao final, serão feitas cirurgias para retirar os restos radiculares que estão danificando toda a flora bucal dos pacientes, assim comprometendo outros dentes dentro da cavidade oral.

Os irmãos Adaílton e Lucas estão sendo atendidos pelos professores Kíssila Zacche Lopes de Andrade, Tânia Terezinha Soares Nunes Leite e José Antônio Coelho Júnior, juntamente com os alunos Laiz Neves de Barros, Laura Sathler Campos, Luiz Gonzaga Montimor, Marcelo Geraldo e Maria Aparecida de Oliveira, do 7º período do curso de Odontologia da Univale.

Adaílton e Lucas nasceram no município de Governador Valadares (Foto: Antônio Cota/DRD)

Irmãos receberam tratamento gratuito na Univale (Foto: Divulgação/Univale)

(Mayara Gama/Ascom Univale)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui