Economia de energia com o horário de verão pode chegar a 340 MW em Minas Gerais

0

A partir da meia-noite do próximo domingo (16/10/2016), os consumidores da Cemig e a população das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil deverão adiantar os relógios em uma hora com o início do horário do verão.

A companhia estima que a redução de demanda em sua área de concessão seja equivalente a 340 MW, o que corresponde à demanda de pico de uma cidade com 800 mil habitantes. Em Minas Gerais, a economia de energia será de até 0,5%, ou 108 GWh, suficiente para abastecer Belo Horizonte durante nove dias.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, nos últimos dez anos, o horário de verão possibilitou uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia de energia de 0,5%, o que equivale, em todo o período do horário de verão, aproximadamente ao consumo mensal de energia da cidade de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes. A alteração do horário irá vigorar até a zero hora de 19 de fevereiro do ano que vem, totalizando 126 dias de duração.

De acordo com o engenheiro de planejamento do sistema elétrico da Cemig, Wilson Fernandes Lage, o horário de verão garantirá a redução do carregamento nas linhas de transmissão, transformadores, sistemas de distribuição e unidades geradoras de energia.

“O grande benefício dessa redução é o aumento da confiabilidade e segurança da operação do sistema elétrico, reduzindo o risco de ocorrência de interrupções do fornecimento de energia”, afirma.

Outra vantagem mencionada pelo engenheiro é o menor gasto de energia, principalmente nas classes comercial e residencial. “Isso ocorre devido ao menor tempo de utilização da iluminação artificial, que pode reduzir até 5% o consumo mensal dos clientes”, esclarece Wilson.

Dicas de economia de energia

Apesar dos desligamentos das térmicas e da recuperação do nível dos reservatórios no País – e a consequente adoção da bandeira verde nas tarifas de energia –, o consumidor deve estar sempre alerta. Dessa forma, as pessoas devem utilizar a energia de forma racional e evitar o desperdício. Confira, abaixo, outras dicas de economia de energia:

Reduzir termostatos: seja no chuveiro, aquecedor, condicionador de ar, geladeira ou freezer, reduzir um grau no termostato pode representar uma economia de até 5% da sua conta.

Receptor de antena e de canal: uma atenção especial deve ser dada aos aparelhos de TV com receptor. Ao desligarmos a TV, devemos desligar também o receptor.

Iluminação: evite acender lâmpadas durante o dia e aproveite ao máximo a iluminação natural. Prefira as lâmpadas LED, pois elas duram mais e consomem menos. Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.

Geladeira: evite abrir a geladeira frequentemente. Retire de uma só vez os alimentos de que precisa. Não guarde alimentos ainda quentes. Para saber se a borracha de vedação está em bom estado, faça o seguinte teste: coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira, feche a porta e tente retirar a folha; se ela sair com facilidade, está na hora de trocar a borracha. Repita o teste em vários pontos da porta da geladeira. Nunca utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados.

Tomadas e fios: tomadas quentes são sinônimo de desperdício e risco de acidentes. Por isso, evite o uso de benjamins. Emendas mal feitas causam perda de energia.

Celulares e câmeras: nunca deixe seu aparelho celular passar a noite carregando, ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Para câmeras digitais que não usam pilhas, aplica-se a mesma regra do celular. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.

Computadores: quando não o estiver usando, mantenha o computador desligado. Dê preferência aos notebooks, que consomem menos energia. Não deixe os acessórios do computador (impressoras, scanners etc.) ligados sem necessidade.

(Ascom Cemig)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui