Cruzeiro segura o líder Palmeiras em São Paulo

0

O Cruzeiro não acumulou a terceira vitória seguida no Campeonato Brasileiro, mas desempenhou papel importante e segurou o líder Palmeiras fora de casa, na noite desta quinta-feira (13/10/2016), na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara-SP. Depois de um início de primeiro tempo de muita pressão alviverde, Mano Menezes organizou a equipe, que chegou a criar boas chances na etapa final e quase marcou. No fim, o confronto acabou mesmo 0 a 0. Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos 37 pontos e se manteve na 12º colocação do Campeonato Brasileiro.

Na próxima rodada, o Cruzeiro retorna a Belo Horizonte, onde recebe a Chapecoense, no domingo, dia 16, às 17h, no Mineirão. Os ingressos para o reencontro da Raposa com seu torcedor já estão sendo vendidos aos sócios e estarão nas bilheterias do Barro Preto e do Mineirão a partir desta sexta-feira. Adversário na 30a rodada, o Palmeiras vai ao Sul do país enfrentar o Figueirense, também no domingo, às 17h, no Orlando Scarpelli.

O jogo

Com marcação em linha alta desde o primeiro minuto de jogo, o Palmeiras se aproveitou da condição de mandante e amassou o Cruzeiro, que apostou nos chutões de longa distância diante da dificuldade de sair com a bola dominada. Aos 13’, o alviverde já dominava a posse de bola (68%) e registrava as chances mais claras. Gabriel Jesus quase marcou aos 14’, depois de excelente lançamento de Tchê Tchê, mas a bola raspou a trave direita da meta celeste. Aos 23’, foi Roger Guedes quem assustou com um bonito voleio que passou sobre o travessão do gol de Rafael.

Muito preocupado em ajustar a marcação e diminuir o espaço do Palmeiras, o Cruzeiro abdicou de atacar, embora tenha alcançado o objetivo de controlar um pouco mais a bola. A equipe celeste, que passou os 45 minutos iniciais sem levar perigo ao goleiro Jailson, fechou a primeira etapa com 44% de posse. Na saída para o intervalo, Sobis reclamou da arbitragem na primeira etapa. Jailson Macedo marcou 14 faltas e distribuiu dois amarelos, todos para cruzeirenses. “Queremos critério”, cobrou o camisa 7.

A volta para o segundo tempo mostrou configuração diferente de jogo. O Cruzeiro avançou a linha de marcação, encontrou mais espaços pelo meio e passou a alcançar a intermediária adversária com mais frequência. Aos 18’, depois de excelente troca de passes, Robinho recebeu na cara de Jailson, deu um leve toque para encobrir o goleiro, mas Zé Roberto impediu o gol na linha. Mano Menezes e todo o banco de reservas reclamaram muito de um suposto toque na mão, mas o lateral palmeirense usou apenas o peito.

Correndo atrás do resultado positivo dentro de casa, Cuca jogou seu time ao ataque com Rafael Marques e Alecsandro. Mano Menezes, por sua vez, optou por Ariel Cabral na vaga de Rafael Sobis e, mais tarde, Arrascaeta no lugar de Robinho. Na reta final da partida, o ímpeto acabou diminuindo de lado a lado. Com muita cautela para a recomposição, tanto Palmeiras como Cruzeiro buscaram menos o gol adversário e aceitaram o 0 a 0.

Cruzeiro e Palmeiras empataram sem gols (Foto: Célio Messias/Light Press/Cruzeiro)

Mano elogia postura do time

O técnico Mano Menezes ficou satisfeito com o rendimento da equipe no empate em 0 a 0 contra o líder Palmeiras, nesta quinta-feira, em Araraquara. Para o comandante celeste, o time soube fazer boa leitura do jogo, atuou com intensidade e merecia até sorte melhor no placar. O treinador aproveitou para convocar o torcedor para a partida de domingo, contra a Chapecoense, no Mineirão.

“O Cruzeiro fez um jogo forte, que era necessário fazer aqui, para no mínimo sairmos com um ponto. Ao meu ver, no segundo tempo estivemos sempre mais próximos da vitória. Esse foi nosso mérito e isso me deixa contente. Fizemos três jogos ótimos contra os líderes do campeonato. Hoje, fizemos mais um grande jogo. É a recuperação do respeito, em pequenos degraus que devemos subir. Quando não pudermos pontuar com uma vitória, é importante fazer ao menos um, para nos dar tranquilidade, e vai mostrando para os jogadores que o que estamos fazendo já é algo merecedor para termos outra posição na tabela”, frisou o treinador.

Para Mano, a equipe cinco estrelas soube se portar bem na defesa e criou chances suficientes para sair de Araraquara com um triunfo. “Em um momento, o jogo ficou lá e cá. Até chamei a atenção do nosso time porque lembrou os últimos minutos do jogo contra o Flamengo. Chegamos com mais qualidade de criação no último terço do campo, tivemos o lance do Robinho, a bola na trave do Willian. Uma bola que o Henrique bateu mascado, outra com o Bryan. O mais importante é que a equipe está sabendo se comportar neste tipo de jogo. Os jogadores que entraram deram uma resposta muito boa. O Cruzeiro está definido como equipe, tem uma ideia de jogo clara”, destacou o técnico.

O treinador celeste espera que a maior torcida de Minas esteja presente no Mineirão neste domingo, às 17h, para a partida contra a Chapecoense. Para Mano, o apoio do torcedor é fundamental na busca de um novo resultado positivo. “Precisamos muito do nosso torcedor. Sei que temos dois jogos em casa e talvez ele pense em escolher o jogo da Copa do Brasil [contra o Corinthians]. Mas, nós não podemos escolher jogo. Este ponto só terá o valor que entendemos que ele deva ter se nós conquistarmos uma vitória no domingo diante da Chapecoense. É a hora final para escaparmos dessa situação, então temos que aproveitar este momento. Se o torcedor estiver junto com a gente, podemos melhorar ainda mais”, convocou.

Rafael valoriza ponto conquistado

Peça importante no empate contra o Palmeiras, o goleiro Rafael teve mais uma atuação segura e saiu de campo sem sofrer gols pela terceira rodada consecutiva. O camisa 12 valorizou o ponto conquistado no interior paulista e destacou a obediência tática da equipe.

“Um ponto muito importante, temos que valorizar. Contra o líder do campeonato, jogando fora de casa, o time suportou muito bem dentro de campo. Enaltecer também mais um jogo sem perder e a conquista de sete pontos nos últimos nove disputados. Agora é dar sequência ao trabalho que vem sendo feito”, projetou o arqueiro.

Para Rafael, a postura dos atletas tem sido preponderante para a ascensão da equipe na reta final do Campeonato Brasileiro. “O time taticamente está muito bem em campo. Estamos sofrendo pouco defensivamente porque estamos muito focados, corrigindo muitas coisas. O Mano tem nos ajudado muito nisso. Tem também a entrega e a vontade de todos nós quando estamos sem a bola, isso é fundamental. Agora, temos mais um jogo dentro de casa e espero que a equipe faça outro grande jogo, conquiste mais uma vitória e continue subindo na tabela”.

(Fonte: Super Esportes e Site Oficial do Cruzeiro)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui