Comarcas de Governador Valadares, Ipatinga e Montes Claros passam a emitir certidões positivas pela internet

0

Desde segunda-feira, 3 de outubro, o serviço de emissão de certidões através da internet (clique aqui para acessar) está oferecendo a opção de solicitar certidão positiva para as Comarcas de Betim, Contagem, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Ponte Nova, Três Corações e Uberaba.

Essa opção já está disponível, desde 12 de setembro, para a Comarca de Belo Horizonte. Em menos de um mês, foram emitidas pela internet mais de 7 mil certidões positivas. Isso significa que as pessoas que se deslocariam até o Fórum Lafayette, pelo menos duas vezes, para solicitar a certidão e para buscá-la, acessaram o documento confortavelmente de seus computadores pessoais.

Antes, o sistema emitia apenas as certidões negativas cíveis e criminais. Com a nova opção, se a emissão da certidão negativa não for possível, por inconsistência ou pela existência de algum processo, é apresentado ao cidadão um formulário eletrônico de solicitação da certidão positiva. Outra novidade é a possibilidade de emitir certidões específicas de insolvência, execução cível, tutela e curatela, falência e concordata ou certidão vintenária, usada em ações de usucapião.

Após análise dos dados, feita por servidor treinado, a certidão será emitida e liberada. O solicitante receberá um e-mail informando essa disponibilização do documento no Portal TJMG. A certidão poderá ser visualizada e impressa mediante o número da solicitação gerada no momento do pedido e o CPF. A validação da certidão pelo interessado poderá ser efetuada também no Portal TJMG.

As certidões judiciais são emitidas em cada comarca e informam se o cidadão tem contra ele algum processo cível e ou criminal em andamento naquela comarca. O documento é comumente solicitado para admissão em empregos, posse em cargos, participação em licitações, entre outras situações.

(Fonte: TJMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui