Mineiros de modalidades individuais conquistam 12 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude

0

Os alunos-atletas que representaram Minas Gerais na disputa das modalidades individuais nos Jogos Escolares da Juventude retornaram para casa com 12 medalhas conquistadas na competição que se iniciou no dia 19: quatro ouros, sete pratas e um bronze.

O evento é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil e conta com a participação dos melhores alunos atletas das competições estudantis dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, entre eles os campeões dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), promovidos pelas secretarias de Estado de Esportes e de Educação.

Entre os alunos-atletas de mais vitoriosos, se destacou Bárbara Rodrigues da Cunha, da Escola Municipal Maria de Magalhães Pinto, de Belo Horizonte. A jovem que disputa o atletismo subiu ao pódio por três oportunidades: nos 80m com barreiras (ouro), no revezamento 4 x 75m (prata) e nos 75m rasos (bronze).

Na prova por equipes, a time mineiro contava, além de Bárbara, com Daniela de Jesus (E.E. Benjamim Guimarães, de Bom Sucesso), Maria Brandão (E.M. Padre Alípio Martins Pinheiro, de Oratórios) e Marina Souza (E.M. Deolinda Tavares Lamego, de Ipatinga). Ainda no atletismo, Rian Coutinho (E.M. São Simão, de Japaraíba) foi ouro no hexatlo, enquanto Carolina Franco (E.E. José Teotônio de Castro, de Lagoa da Prata) faturou a prata no arremesso de peso.

No xadrez, a dobradinha Eymi Montúfar (Colégio Nacional II, de Uberlândia) e Vítor Fróis (Colégio Atena, de Araxá) brilhou. A dupla mineira conquistou o ouro individualmente no estilo convencional e garantiu a prata no torneio blitz, categoria em que cada jogador possui apenas três minutos para jogar, com um acréscimo de dois segundos para cada movimento.

Outra modalidade em que Minas Gerais alcançou êxito foi a natação. Giulia Carvalho (Colégio Metodista Izabela Hendrix) conseguiu duas pratas nos 100m borboleta e nos 100m borboleta, mesmo resultado do aluno-atleta Victor Baganha (Colégio Metodista Izabela Hendrix) nos 50m borboleta e nos 50m costas.

O medalhista de ouro no hexatlo, Rian Coutinho (Foto: Marcus Cicarini/FEEMG)

Coletivas

Os Jogos Escolares da Juventude, evento no qual a delegação mineira conta com 165 alunos-atletas, de 12 a 14 anos, de 41 municípios diferentes, vão até o próximo dia 29. Nesse domingo (24/9), se iniciaram as competições das modalidades coletivas – basquete, futsal, handebol e voleibol.

No basquete, o Estado é representado pela E.E. Lafaiete Gonçalves (Santa Luzia), no feminino, e pelo Colégio Educacional Mendes e Santos (Montes Claros), no masculino. As meninas estrearam com vitória de 46 a 25 contra Espírito Santo (ES), enquanto os meninos tropeçaram diante do estado do Ceará, pelo placar de 38 a 21. Já no futsal masculino, o Colégio Ibituruna (Governador Valadares) goleou São Paulo por 7 a 0, enquanto o time feminino da E.E. Arthur Antônio Fernandes (Coronel Murta) foi derrotado pelo Pará pelo placar de 1 a 0.

Em outras partidas realizadas nesse domingo, o voleibol feminino mineiro, representado pelo Colégio Nossa Senhora das Dores (Belo Horizonte), bateu o Rio Grande do Sul (RS) por 2 sets a 1 (13/25, 25/22 e 15/12), enquanto a E.E. João Pinheiro (Ituiutaba) perdeu para o Mato Grosso do Sul por 2 a 0 (27/25 e 25/11).

No handebol, o Colégio Nossa Senhora das Dores (Belo Horizonte) e o Colégio Padrão (Montes Claros) foram derrotados por Mato Grosso e Piauí, nos naipes feminino e masculino, respectivamente.

Módulo II e paraolímpicos

De 10 a 19 de novembro, novamente em João Pessoa/PB, será a vez dos estudantes de 15 a 17 anos participarem das disputas dos Jogos Escolares da Juventude. Já entre 21 e 26 de novembro, 65 alunos-atletas mineiros participam, em São Paulo/SP, das Paralimpíadas Escolares, competição realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Medalhistas de Minas nas modalidades individuais (12 a 14 anos):

Ouro:

Rian Coutinho (E.M. São Simão, de Japaraíba): hexatlo;

Bárbara Rodrigues da Cunha (E.M. Maria de Magalhães Pinto, de Belo Horizonte): 80m com barreiras;

Eymi Montúfar (Colégio Nacional II, de Uberlândia): xadrez;

Vítor Fróis (Colégio Atena, de Araxá): xadrez.

Prata:

Revezamento 4 x 75m: Bárbara Rodrigues da Cunha (E.M. Maria de Magalhães Pinto, de Belo Horizonte), Daniela de Jesus (E.E. Benjamim Guimarães, de Bom Sucesso), Maria Brandão (E.M. Padre Alípio Martins Pinheiro, de Oratórios) e Marina Souza (E.M. Deolinda Tavares Lamego, de Ipatinga);

Carolina Franco (E.E. José Teotônio de Castro, de Lagoa da Prata):  arremesso de peso.

Giulia Carvalho (Colégio Metodista Izabela Hendrix):  100m borboleta;

Giulia Carvalho (Colégio Metodista Izabela Hendrix):  100m borboleta100m borboleta;

Victor Baganha (Colégio Metodista Izabela Hendrix): 50m borboleta;

Victor Baganha (Colégio Metodista Izabela Hendrix): 50 m costas;

Eymi Montúfar (Colégio Nacional II, de Uberlândia) e Vítor Fróis (Colégio Atena, de Araxá): Torneio Blitz (xadrez).

Bronze:

Bárbara Rodrigues da Cunha (E.M. Maria de Magalhães Pinto, de Belo Horizonte): 75m rasos.

Os enxadristas Eymi Montufar e Vítor Fróis (Foto: Marcus Cicarini/FEEMG)

Ouro nos 75m rasos, a estudante mineira Bárbara Cunha exibe a conquista ao lado do medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima (Foto: Marcus Cicarini / FEEMG / Divulgação)

O medalhista de prata, Victor Melo Baganha (esq.) (Foto: Marcus Cicarini/FEEMG)

(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui