Hospital de Diamantina suspende todos os atendimentos

2

A Irmandade de Nossa Senhora da Saúde, mantenedora do Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, anunciou nesta segunda-feira (19/09/2016) a suspensão de todos os atendimentos médicos. A paralisação, conforme nota, é realizada devido ao atraso do repasse de verbas do Estado de Minas Gerais.

Os pacientes que procurarem o hospital serão encaminhados a outras unidades de saúde. “Nenhuma clínica atenderá quaisquer pacientes oriundos da cidade de Diamantina ou qualquer outro município, independentemente de sua classificação de risco. As portas permanecerão fechadas”, diz a nota do hospital.

O setor de anestesiologia só irá realizar cirurgias de urgência previamente agendadas. A pediatria, a ortopedia e a clínica médica suspenderam o atendimento. Na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal os pediatras permanecerão de plantão até o último paciente receber alta ou ser transferido.

O Hospital Nossa Senhora da Saúde é considerado de referência na região. Os pacientes estão sendo atendidos na Santa Casa de Caridade de Diamantina. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cinara Lemos Meira Souza, um plantão emergencial foi montado no local. O atendimento de atenção primária foi reorganizado e profissionais foram realocados para atender a demanda.

Ainda segundo ela, pacientes graves poderão ser transferidos para Montes Claros, no Norte de Minas, Betim, na região Metropolitana de Belo Horizonte, e Sete Lagoas, na Região Central do estado.

Normatização do atendimento

Um ofício assinado pelo diretor técnico Alexander Ischaber Xavier e pelo gerente administrativo Stanley Vieira Lopes normatiza o atendimento médico durante o período de paralisação. Leia o documento abaixo:

“Aos médicos assistentes no Hospital Nossa Senhora da Saúde

Assunto: Paralisação no atendimento médico a partir de 07:00 de 19 de setembro de 2016.

Venho através deste ofício normatizar o atendimento médico durante o período de paralisação.

Nenhuma clínica atenderá quaisquer pacientes oriundos da cidade de Diamantina ou qualquer outro município, independentemente de sua classificação de risco. Todos os pacientes deverão procurar atendimento em outras unidades de urgência e emergência. Nenhuma solicitação do SUSFacil será aceita. Não serão feitas as fichas nem será realizada a classificação de risco. As portas permanecerão fechadas.

Todos os pacientes internados já foram cadastrados no SUSFacil para continuidade do tratamento em outros serviços. Caberá ao médico assistente informar ao operador do SUSFacil no HNSS o quadro atual do paciente para fins de cadastro. A justificativa de transferência será a paralisação.

Os pacientes internados neste serviço continuarão a ter assistência médica até a alta ou transferência. Se existir algum paciente que já esteja internado e que necessite de procedimento cirúrgico de emergência, este deverá ser realizado.

Cada clínica deverá proceder da seguinte forma:

– Anestesiologia: Deverá realizar somente as cirurgias de urgência previamente agendadas. Não permanecerão de plantão.

– PA de Pediatria/Clínica Médica: Não haverá o atendimento de porta. Permanecerão de plantão somente para intercorrências clínicas (conforme o fluxo padrão) até o último paciente adulto receber alta.

– Obstetrícia: Não haverá atendimento de porta. Será formada uma escala de sobreaviso. O profissional virá pela manhã, evoluirá os pacientes internados, não permanecendo de plantão. À Exceção dos primeiros plantões, caso existam pacientes em trabalho de parto. A partir do momento em que não existirem mais gestantes em trabalho de parto, não haverá mais plantão.

– Ortopedia: Não haverá atendimento de porta. Será formada uma escala de sobreaviso. O profissional virá pela manhã, evoluirá os pacientes internados, não permanecendo de plantão. Caso ainda exista algum caso urgente a ser realizada a cirurgia, a mesma deverá ser feita. Dada a esta situação, talvez no primeiro dia ainda não seja possível o sobreaviso e sim o plantão.

– Pediatria: Os pediatras manterão a assistência médica aos pacientes internados até a alta ou transferência. Virão somente pela manhã para evoluir os pacientes.

– UTINP: os pediatras de plantão na UTINP permanecerão de plantão até o último paciente receber alta ou for transferido.

– Demais especialidades: Exceto pelos pacientes já internados, aos quais deverá ser garantida a continuidade do tratamento até alta ou transferência, não deverá ser realizado mais nenhum outro tipo de procedimento no Hospital Nossa Senhora da Saúde.”

Vídeo

A instituição também divulgou um vídeo no Youtube com esclarecimentos sobre a paralisação:

Posicionamento da SES-MG

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) informou que os repasses, referentes a 2016, estão dentro do previsto. “A instituição recebe recursos do estado referente ao programa de fortalecimento e melhoria da qualidade dos Hospitais SUS-MG (Pro-Hosp) e rede de urgência e emergência”.

Ainda de acordo com a SES, referente ao Pro-Hosp, o valor de R$ 551.297 será repassado em três parcelas iguais. A primeira, segundo a secretaria, foi paga dia 29 de julho e a segunda está em processo de pagamento. Da rede de urgência e emergência, a instituição recebe R$100 mil por mês. Os pagamentos estão em dia até a julho de 2016.

“A competência de agosto/2016 foi paga no dia 16/09, com previsão de cair na conta do município até esta quinta-feira (22/09)”.

O hospital será notificado “como ajustamento de conduta para o restabelecimento dos serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

(Com informações do Aconteceu no Vale e G1 Minas)

2 COMENTÁRIOS

  1. Que vergonha desse pais deixar um hospital desse porte parar suas atividades ai eu te pergunto amigo para que vale gastar aquele dinheiro todo para uma cerimonia de medalha de jk se o hospital esta nessa situação trazer aqueles políticos fantasma que nunca vieram na nossa cidade para ganhar tal medalha queria ver um deles doar um real de seja para ajudar no hospital que as autoridades pensem bem antes de fazer um evento desse pq a população não aguenta mais ver tanto políticos juntos que nada fizeram e nem vão fazer por nossa cidade lamentável

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui