Rebelião no Ceresp de Ipatinga deixa um morto e vários feridos

0

Um detento morreu e oito ficaram feridos durante uma rebelião na madrugada desta segunda-feira, 19 de setembro de 2016, no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga, na Região Metropolitana do Vale do Aço. Os presos conseguiram sair das celas, tomaram o pátio da unidade prisional, provocaram quebradeira e colocaram fogo em colchões.

Segundo relatos de familiares, os rebelados reivindicam melhorias no tratamento com os visitantes e protestam contra a superlotação no local. Com o início da rebelião, agentes penitenciários de plantão acionaram a Polícia Militar (PM) para ajudar no controle da situação. O detento Eduardo Henrique de Souza, de 24 anos, foi encontrado morto.

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), por meio de nota, os presos planejavam uma fuga em massa. “Os detentos iniciaram a rebelião quebrando aleatoriamente as celas na tentativa de efetuar uma fuga em massa. Presos de outras galerias aderiram ao movimento e começaram a quebrar as paredes. O detento Eduardo Henrique de Souza foi encontrado morto. A perícia da Polícia Civil já foi realizada para apurar a causa da morte”, diz a nota.

Os presos Jhony Rodrigues de Souza, Juliano José de Souza, Kevim Ludmax Malta, Patrick Diniz Lopes, Samuel Santos, Sávio Cândido de Andrade Costa, Vagner Reis Amâncio e Warley Pires da Silva foram levados para unidades de saúde do município. Além dos agentes penitenciários, homens do Grupamento de Intervenção Rápida (GIR) e do Comando de Operações Espaciais (Cope) atuaram na unidade prisional. Até o momento, nenhuma fuga foi registrada.

De acordo com a PM, por volta das 10 horas, o controle da unidade prisional já havia sido retomado. A estrutura física do presídio ficou bastante danificada e possivelmente todos os detentos do sexo masculino serão transferidos para outras unidades da região.

Eduardo Henrique de Souza foi encontrado morto (Foto: Reprodução/Diário Popular)

Barreira montada pela polícia no acesso ao presídio (Foto: Reprodução/Diário Popular)

Familiares estão no local em busca de informações (Foto: Reprodução/Diário Popular)

Familiares estão no local em busca de informações (Foto: Reprodução/Diário Popular)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui