Com 815 habitantes, município mineiro é o menos populoso do Brasil

0

Serra da Saudade, na região Central de Minas Gerais, é a cidade menos populosa do Brasil. Segundo as Estimativas de População de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas nesta terça-feira, 30 de agosto, o pacato município mineiro tem apenas 815 habitantes.

De acordo com levantamento do IBGE, o país tem 206 milhões de habitantes, em 5.570 cidades. Borá (localizada no interior de São Paulo), com 838 pessoas, e Araguainha (em Mato Grosso), com 953, completam a lista das três cidades brasileiras com menos de mil habitantes.

Serra da Saudade, em Minas Gerais (Divulgação)

Serra da Saudade

Serra da Saudade possui apenas dois bairros: o São Geraldo e o Centro. O município também possui uma Escola Municipal, um posto de saúde, um parque de exposições de feiras e eventos, uma creche, uma academia, uma praça de esportes, um ginásio poliesportivo, além de disponibilizar internet wifi em praças de lazer gratuito para a população. A cidade foi emancipada em 1963 do município de Dores do Indaiá e, desde então, mantém o ar de interior.

17 municípios concentram quase 22% da população

Apenas 17 municípios brasileiros concentram 21,9% da população do país. Segundo as estimativas IBGE, todas essas cidades têm mais de um milhão de habitantes e somam 45,2 milhões de pessoas.

Em 2016, mais da metade da população brasileira (56,4%) vive em apenas 309 dos municípios com mais de 100 mil habitantes. Esses locais (5,5% do total de municípios brasileiros) concentram 116,1 milhões de habitantes.

A cidade de São Paulo, a mais populosa do Brasil, tem população de 12,04 milhões (5,8% do total nacional). A capital paulista é seguida por Rio de Janeiro (6,5 milhões), Brasília (2,98 milhões), Salvador (2,94 milhões), Fortaleza (2,61 milhões), Belo Horizonte (2,51 milhões) e Manaus (2,09 milhões).

Estima-se que, de 2015 para 2016, quase 24,8% dos municípios tiveram redução de população.

As estimativas populacionais municipais, divulgadas anualmente, são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios. Elas são usadas também para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos.

Serra da Saudade, em Minas Gerais (Divulgação)

Serra da Saudade, em Minas Gerais (Divulgação)

Serra da Saudade, em Minas Gerais (Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui