Igreja reinaugurada há uma semana é alvo de ladrão em Montes Claros

0

Um templo católico, recém inaugurado em Montes Claros, foi furtado no domingo (21/08). A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada no Centro da cidade, foi reformada e reinaugurada há menos de uma semana, especialmente para as comemorações das tradicionais Festas de Agosto. Segundo a polícia, ao término da missa no domingo, um homem que estava escondido dentro do templo furtou todo o valor arrecadado nas oferendas do dia.

De acordo com o depoimento de fiéis que estavam no local, tudo foi muito rápido. O furto aconteceu logo depois da missa, quando os responsáveis deixaram as oferendas na sacristia. A suspeita é de que o autor estaria escondido dentro do banheiro e, assim que o grupo foi para o lado de fora da igreja, ele fugiu sem que ninguém visse.

O padre Fernando Soares, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, explica que o valor não era alto, mas que era importante para pagar duplicatas referentes à reforma. “Acreditamos que tenha sido levado aproximadamente R$ 250. Sabemos que não é uma fortuna, mas era importante para pagarmos os materiais. Esta sensação de impunidade precisa acabar. Esperamos que as autoridades ajudem a preservar o local, que ficou por tanto tempo abandonado”, diz o padre.

Não é a primeira vez que a igreja é assaltada este ano. Ainda este mês, criminosos arrombaram a porta e, como não encontraram nada de valor, furtaram ferramentas dos pedreiros que finalizavam a reforma. O padre garante que providências serão tomadas. “Vamos fazer nossa parte. Um circuito de câmeras será instalado o mais rápido possível. Ainda assim, não acredito que sozinhos vamos conseguir algum progresso. Pedimos encarecidamente que o policiamento aumente nessa região e que Nossa Senhora do Rosário nos ajude com a segurança da igreja”, afirma.

O boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Civil de Montes Claros, que acompanha o caso e realiza as investigações.

História

A Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada no Centro de Montes Claros, completa 177 anos de existência em 2016. As Festas de Agosto de Montes Claros, tradicionalmente conhecidas em todo o Norte de Minas, tem devoções católicas realizadas na Igreja, que antes era uma capela, desde os primeiros anos de realização.

De acordo com arquivos históricos da Arquidiocese montes-clarense, em 1839 foi construída a Capela Nossa Senhora do Rosário. Ela ocupava uma parte considerável da Avenida Coronel Prates. A necessidade de edificá-la surgiu do culto ao Rosário, que começou na Ordem dos Dominicanos e no fundador, São Domingos de Gusmão.

Em Montes Claros, os reinados têm quase 200 anos. As Festas de Agosto são as mais antigas da cidade e permanecem com grande participação popular desde mais ou menos 1839 até hoje.

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui