Usiminas se despede do engenheiro Paulo Penido

0

Ativo representante do grupo japonês Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation no comando da Usiminas, o engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Paulo Penido Pinto Marques morreu na madrugada de ontem (13/08), aos 59 anos, vítima de infarto em sua casa em São Paulo. O corpo está sendo velado no Funeral House, em Belo Horizonte, onde o executivo nasceu. O enterro está previsto para amanhã, no Parque da Colina.

Com larga experiência na área financeira, Paulo Penido foi um dos conselheiros da siderúrgica mineira que mais se dedicaram ao plano de reestruturação financeira, em curso, da companhia e um dos que mais trabalharam pelo recente aumento de capital de R$ 1 bilhão aprovado pelos sócios. A Nippon e a ítalo-argentina Terinum/Techint são os principais acionistas da empresa de Ipatinga, no Vale do Aço mineiro.

Ao assumir a presidência do Conselho de Administração da Usiminas em 2012, Penido já defendia que a siderúrgica desse prioridade, em seu plano estratégico, para medidas que permitissem a ela recuperar mercado que vinha perdendo para concorrentes e o produto importado pelo Brasil. Depois de deixar o cargo no começo do ano passado, ele foi reeleito conselheiro e seguia trabalhando para reerguer a companhia.

Antes de ingressar na Usiminas no ano 2000, o executivo trilhou carreira na área de finanças. No JP Morgan, de Nova York, trabalhou como diretor de financiamentos e crédito, chegando mais tarde ao cargo de vice-presidente. Atuou também no BankBoston como diretor dos segmentos de gestão de investimentos e grandes empresas. Penido fez carreira, também, no Citibank, ocupando desde a diretoria de investimentos, relacionamento com instituições financeiras e serviços, da qual foi vice-presidente, e a área de corporate bnking.

Começou sua carreira na Usiminas como vice-presidente de Finanças, Relações com Investidores e comandou a área de Tecnologia da Informação, até deixar a companhia nove anos depois, retornando à siderúrgica em 2012. Ainda no setor siderúrgico, trabalhou como diretor de Finanças, Relações com Investidores e Administração da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), foi membro dos conselhos de Administração da Rio Negro Comércio e Indústria de Aço S.A. e da Usiparts Sistemas Automotivos S.A.

Enquanto atuava na CSN, presidiu os conselhos de administração da Transnordestina Logística e da Itá Energética e atuou como membro do Conselho de Administração da MRS Logística, concessionária dos trilhos da extinta Rede Ferroviária Federal. Por meio de nota, a Usiminas lamentou a morte do executivo.

Paulo Penido Marques tinha 59 anos (Foto: Divulgação)

(Fonte: Estado de Minas/Marta Vieira)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui