Prazo para registro de candidaturas termina no dia 15 de agosto

0

Os partidos políticos têm até a próxima segunda-feira (15) para apresentar aos cartórios eleitorais os pedidos de registro de candidatura para as eleições municipais deste ano. A Justiça Eleitoral mineira preparou um esquema especial para atendê-los na reta final deste prazo, lembrando que, no caso do pleito municipal, o pedido de registro é feito diretamente aos cartórios eleitorais responsáveis por cada município. Quando há mais de um cartório no município, os pedidos são feitos perante o Foro Eleitoral local.

Neste sábado e domingo, dias 13 e 14 de agosto, os cartórios eleitorais funcionarão de 13h às 19h.
No dia 15, os cartórios também funcionarão normalmente, inclusive nos municípios onde é feriado. Nessas cidades, à exceção de BH, o horário de atendimento será de 13h às 19h. No Foro Eleitoral de Belo Horizonte e nos municípios onde não há feriado, o horário será de 12h às 19h.

Os pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereador devem ter sido escolhidos em convenção partidária, realizada entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Para fazer o pedido de registro, os partidos políticos devem ficar atentos às orientações do Guia do Candidato, que tem todas as informações sobre condições de elegibilidade, documentos necessários e acesso ao sistema CandEx, entre outros detalhes. Esse manual pode ser consultado no site do TRE, na página Eleições 2016 / Registro de candidatura.

População pode ficar de olho nos candidatos

Os eleitores podem acompanhar de perto todos os registros entregues à Justiça Eleitoral. As informações sobre os candidatos podem ser consultadas no Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas). Para localizar um registro de candidatura, basta selecionar um estado. A partir daí, será apresentada uma tabela com resumo de cargos – prefeito, vice-prefeito e vereador – e respectivos quantitativos de registros efetuados. Para continuar a pesquisa, ao clicar no link “Candidatos”, o eleitor terá acesso às informações dos registros por município.

(Fonte: TRE-MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui