SEBRAE promove a primeira semana do agricultor em Jequitinhonha

0

O Sebrae promove, no período de 25 a 29 de julho, a 1ª Semana do Agricultor de Jequitinhonha, no Território do Baixo Jequitinhonha. O objetivo é oferecer ao público alvo (agricultores de pequeno e médio porte), novas visão, postura e atitudes em relação ao seu negócio. “Embora numeroso, este público não tem explorado devidamente o seu potencial”, ressalta o analista do Sebrae, Humberto Pereira. “As atividades são muito difusas, com pouca organização e tecnologia, pouco conhecimento de gestão, pouca cultura cooperativista e baixa exploração de mercado”, concorda o secretário municipal de Agricultura, Valdeir Oliveira.

O Território do Baixo Jequitinhonha abrange uma área de 15,5 Km², composta por 16 municípios. A população total é de aproximadamente 180 mil habitantes, dos quais 51,4 mil (28,6%) vivem na área rural. São 7,4 mil agricultores familiares, 377 famílias assentadas e 4 comunidades quilombolas. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio é 0,64. A cidade de Jequitinhonha, a 670 quilômetros de Belo Horizonte, abriga população de 25 mil pessoas, mais de sete mil (30%) no campo.

Apesar do ainda incipiente cenário econômico da agricultura, existe já alguma estruturação, como o cultivo de banana com 12 produtores de maior expressão que, juntos, empregam cerca de 200 pessoas. “Além disso, há uma grande quantidade de pequenos produtores e agricultores familiares em inúmeros tipos de cultivo e atividades, que vão da fruticultura à pecuária. Hoje são cerca de 1.100 DAPs emitidas”, informa o analista do Sebrae. A DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) é o primeiro passo para o produtor se inscrever no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Programação

Os organizadores preveem um público médio de 250 pessoas no evento, que terá extensa e diversificada programação, com palestras, seminários e clínicas tecnológicas. Na abertura, na segunda-feira, 25, o gerente da Regional Jequitinhonha e Mucuri do Sebrae Minas, Rogério Nunes, vai ministrar palestra sobre o tema “Estou no campo, o que faço para ver a cor do meu dinheiro”? Rogério é agrônomo, pós-graduado em Gestão Agroindustrial e coordenador estadual do projeto Educampo. Após, uma mostra de produtos e feira da Agricultura Familiar.

Na terça, 26, um seminário sobre Técnicas Agrícolas Sustentáveis, com duas palestras: “Rotação de culturas na agricultura de pequeno e médio porte”, pelo analista do Sebrae Julian Rodrigues Silva, também agrônomo e mestre em Produção Vegetal; e “Agricultura e recursos hídricos, como conciliar”, a cargo do geógrafo ambientalista Bruno Balarini. Na sequência, um debate técnico. Na quarta, 27, será realizado o Dia de Campo – Sustentabilidade agrícola. Os engenheiros agrônomos Renato Alves Souza e Hélio Cordeiro vão coordenar técnicas inovadoras e sustentáveis de produção agrícola e conservação de recursos hídricos, com base nos estudos do Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAVJequi).

O seminário “Sustentabilidade Financeira da atividade agrícola” será a atração da quinta, 28, com outras duas palestras: “Cooperação – uma nova cultura revolucionando negócios no campo”, pelo administrador com pós-graduação em Desenvolvimento Organizacional José da Paz Cury; e “Gestão financeira e mercado na agricultura familiar e fruticultura, com o mestre em Administração Pública e Desenvolvimento Econômico Local (DEL), Marcelo Mourão Coutinho.

Na sexta-feira, 29, último dia da atividade, acontecerão clínicas tecnológicas (com consultorias em grupo) acerca dos seguintes temas: “Boas práticas na Fabricação de queijo”, “Tecnologias existentes para congelamento de alimentos”, “Higiene e Conservação na fabricação caseira de alimentos” e “Fabricação de molhos e temperos”.

1ª Semana do Agricultor de Jequitinhonha

Datas e horários:
– 25 de julho, segunda-feira – 14h
– 26 de julho, terça-feira – 8h
– 27 de julho, quarta-feira – 8h
– 28 de julho, quinta-feira – 8h
– 29 de julho, sexta-feira – 8h

Local: Parque de Exposições / R. Pio XII, s/n, bairro Alvorada, Jequitinhonha/MG

Informações: (33) 3721-4031

(Fonte: Sebrae Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui