TODA CRIANÇA PRECISA BRINCAR

1

O grande desejo de todos nós que atuamos com análise comportamental e, sobretudo, com qualificação profissional é que todos os seres humanos sejam mais emocionalmente equilibrados.

Que todos consigam nos ouvir calmamente até o final do exposto. Que consigam expressar seus sentimentos com clareza. Que consigam interagir com os demais… Enfim, que sejam felizes.

Acontece, que este não é um desejo muito fácil de ser alcançado. Ao menos para nós, já adultos.

No entanto, para as crianças, a história é outra. Nossas crianças podem crescer muito mais felizes, emocionalmente equilibradas e com capacidades incríveis de comunicação e interação, se passarem pela infância da forma mais deliciosa que conseguirem. Ou seja, brincando.

A criança que brinca desenvolve habilidades que nenhuma outra ação em casa, na escola ou em qualquer outra instituição possa proporcionar.




Brincar é uma espécie de passaporte para a plenitude. Brincar garante o desenvolvimento físico, emocional, social, cognitivo, intelectual.

A criança que brinca livremente, que brinca com a natureza, que constrói os próprios brinquedos, que estimula a criatividade e imaginação, se transforma em um ser humano cada vez mais leve, autônomo e feliz.

Se você leu este texto até aqui percebeu o quanto fui repetitiva. O quanto falei a mesma coisa, de formas diferentes… e é justamente esta a proposta deste texto. Ser bem repetitiva. Exatamente como antigamente, em que, se errássemos, a professora nos colocava, na hora do recreio, para escrever o correto, muitas vezes, até fazermos o correto, dali pra frente.

Este é o meu real desejo do texto de hoje: fazer com que todos nós, compreendamos, de uma vez por todas que o melhor que podemos fazer por nossas crianças, é deixa-las brincar. É compreender que uma criança alegre, saltitante, falante… não é uma criança levada ou mal educada. É uma criança com um potencial imenso de ser feliz e nos fazer mais felizes ainda.

Lembre-se, portanto: toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar… toda criança precisa brincar…


Quem é Marli Andrade?

Marli Andrade é Psicanalista e Psicopedagoga, Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Argentina John Kennedy em Buenos Aires, defendendo a tese: “A influência da subjetividade nas interações profissionais”.

Autora de Literatura Infantojuvenil com o propósito de contribuir para que as crianças cresçam com equilíbrio emocional, autoestima e habilidades para interações intra e interpessoal tranquila e eficiente.

Escritora do livro “Primeiro você sonha, depois você dorme”, catalogado pela Câmara Nacional do Livro, sob o catálogo sistemático: Autoconhecimento, Comportamento social, Conduta de vida, Equilíbrio (Psicologia), Inconsciente, Realização pessoal, Relações interpessoais, Sonhos e Sucesso profissional.

Atua com palestras e treinamentos em instituições públicas e privadas, disponibilizando técnicas para que cada participante possa construir suas próprias estratégias para a gestão intra e interpessoal.

Marli Andrade
Psicanalista e Psicopedagoga
Doutoranda em Psicologia Social
Autora de Literatura Infanto Juvenil
Site: www.marliandrade.com.br

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente texto. Nos faz refletir sobre como estaria sendo nosso foco ao “educar” nossos pequenos. Percebo a mudança de comportamento sempre que os levo para o interior para passarem as férias com meus pais. Terra, chão, ar livre, brincadeiras simples. Precisamos de mais disso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui