Feira da Agricultura Familiar movimenta comércio na Expomontes 2016

0

A roça e a cidade se encontram pela sexta vez na Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes) 2016. A Feira da Agricultura Familiar reúne 100 famílias de 39 comunidades rurais do Norte de Minas, com stands que vão desde artesanatos de madeira às produções variadas que usam o pequi.

Não há uma projeção exata de quanto a feira movimenta economicamente, mas os produtores garantem que a divulgação tem relação direta com o aumento da demanda do que é produzido ao longo do ano. Para o técnico agropecuário da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), José Carlos Santos, incentivar os produtores rurais a empreender é uma forma de valorizar o que é feito no campo.

“Sabemos que 70% do que é consumido nas mesas das famílias é produzido pela agricultura familiar. É hora de valorizarmos o homem do campo, e a feira contribui com este ideal. Além das vendas, a divulgação do que é feito nas fazendas possibilita que bons contatos sejam feitos e a procura daquelas produções aumente mais de 50%. Muitas pessoas não estão dando conta da demanda, e isso é muito bom”, afirma o técnico.

A produtora Maria Madalena Leite, conhecida como Dona Nenzinha, participa da feira pela quarta vez consecutiva. Nesta edição, ela apostou em uma inovação: cafezinho torrado e coado na hora. Ela conta que não enxergava o potencial do produto, até a comissão da feira sugerir que ela trouxesse para a Expomontes. “Nós desperdiçávamos café. Não usávamos para nada, além de consumo próprio. Trouxemos uma proposta diferente e realmente foi muito bom. Todo mundo que prova dá nota dez e a gente fica muito feliz com isso. Entra mais dinheiro para investirmos na propriedade e todo mundo fica satisfeito”, conta Nenzinha.

A aposta de um grupo da zona rural de Januária é justamente criar produtos inovadores para atrair atenção do público. A produtora Vicentina Bispo investe em frutos típicos do cerrado, sobretudo o pequi, para fabricar doces, castanhas, geleias, condimentos e até pipocas. Alguém já comeu em algum lugar do mundo pipoca de pequi? A dona Vicentina aposta que não. “Temos geleia de umbu com goiaba, pipoca de pequi, castanha do pequi, doce de jenipapo e vários condimentos exclusivos. Nosso cerrado é muito rico e as pessoas precisam conhecê-lo e valorizar as coisas da terra. A intenção do nosso stand é valorizar estes elementos e tem chamado muita atenção do público”, esclarece a produtora.

Para o diretor executivo da Sociedade Rural de Montes Claros, Sérgio Peres, a proposta agrega valor não só aos produtores, mas à própria Expomontes, no sentido de que a festa passa a ter mais uma atração. “A feirinha começou em 2010 com a proposta de ser temporária, em um final de semana apenas daquele ano. Em 2011, ela já passou a participar de todos os dias da programação. Desde então, é uma atração do evento que tem se tornado tradicional. Trazer o produtor para a exposição é uma forma de valorizar quem é da terra, já que eles trazem o dia-a-dia da fazenda para a cidade”, afirma o diretor.

Social

A solidariedade também ganhou espaço na Feira da Agricultura. O stand “Viva Arthur” busca arrecadar fundos para o tratamento de uma criança de quatro anos, portadora de uma síndrome rara. O pequeno Arthur não fala, anda ou enxerga; ele depende de medicamentos caríssimos que garantem que ele sobreviva, além de uma quantidade grande de fraldas e até cirurgias, as quais precisa se submeter.

O pai do Arthur, Geraldo Magela Abreu, explica que os resultados da feira são extremamente positivos. “O tratamento do Arthur é muito caro, ele usa remédios contínuos para controlar convulsões e uma série de problemas. Quem compra aqui, nos ajuda muito. Quase todos os produtos vendidos pela barraca ‘Viva Arthur’ foram doados pelos produtores, e toda a renda será revertida para o tratamento dele. O resultado tem sido muito positivo e a comida também é muito boa”, garante Geraldo.

A Feira da Agricultura Familiar acontece das 8h às 23h, na quadra do Clube dos Fazendeiros, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, até o próximo domingo (10).

Feira da Agricultura Familiar é realizada pela sexta vez (Foto: Juliana Gorayeb/G1)

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui