Como a internet transformou a maneira dos brasileiros consumirem

0


A rede mundial de computadores modificou o mundo em que vivemos como um todo. As relações sociais, o conhecimento, as transações bancárias, o acesso à cultura, a gastronomia, praticamente tudo o que conhecemos na sociedade globalizada foi afetado pelo clique rápido dos computadores, celulares, tablets e até relógios inteligentes.

Nada, porém, tenha se transformado mais do que as relações de consumo. Em cinco anos, as vendas pela internet cresceram mais de 100%, segundo revela estudo do portal The Statistics. Antes, era necessário ir à uma locadora para alugar um filme. Hoje, pode-se assisti-lo no celular, pagando uma quantia mensal ou individual.

Com música é quase da mesma maneira, pouca gente compra um CD. Prefere ouvir seu artista favorito utilizando-se de serviços de streaming que podem funcionar com ou sem internet. Praticamente não há mais lojas de CDs ou locadoras, poucas conseguiram sobreviver.

No momento, a grande revolução silenciosa vem acontecendo no setor da gastronomia e dos serviços de delivery. Se antes apenas pizzas e comida chinesa eram populares e podiam ser entregues na casa do consumidor, hoje o leque se abriu. Aplicativos e sites trabalham em quase todo o país e oferecem de tudo.

Sopas, tortas de chocolate, comida italiana, japonesa, fast-food, doces, além das já citadas pizza e comida chinesa. Rápido, sem burocracia e sem intermediários. Toda uma cadeia empresarial é modificada com esta prática, empresas familiares e artesanais trabalham muito bem, pagando menos impostos e desburocratizando o setor.

As antigas cooperativas de táxis também já estão trabalhando através de aplicativos, seja ainda no regime tradicional ou como Uber – ainda não totalmente regulamentado, mas já em ação em diversas cidades brasileiras – e assim, todos os setores vão passar a funcionar desta forma muito em breve.

A princípio, existe o temor do desemprego, mas a sociedade é dinâmica e vai conseguir se adaptar. Os antigos funcionários assalariados poderão se tornar donos de seus próprios negócios. O transporte destas encomendas vai injetar muito dinheiro na economia, além de absorver grande parte da mão de obra que trabalhava em lojas físicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui