Sexta fase da Operação Mar de Lama investiga fraudes na merenda escolar em Governador Valadares

1

A Polícia Federal, com apoio do Ministério Público Federal, Controladoria-Geral da União, Ministério Público Estadual (GAECO) e Polícia Militar de Minas Gerais deflagraram na manhã desta quinta-feira, 7 de julho, a sexta fase da Operação Mar de Lama, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. A ação investiga fraudes em procedimentos licitatórios de aquisição e distribuição de merenda escolar.

Os agentes cumprem 32 ordens judiciais na cidade, sendo: três mandados de prisão temporária; doze mandados de busca e apreensão; quatro mandados de proibição de se ausentar da cidade de Governador Valadares, inclusive com apreensão dos passaportes e lançamento de impedimento nos sistemas de migração; seis ordens judiciais de suspensão parcial do exercício de atividade de natureza econômica em relação aos registros de preços mantidos com a municipalidade; uma ordem judicial de suspensão parcial do exercício da função pública da Diretora do Departamento de Suprimentos e Contratos da Prefeitura Municipal de Governador Valadares (PMGV); e seis ordens de bloqueio de ativos financeiros.

De acordo com informações divulgadas pela PF, nesta sexta fase, o objetivo é desmantelar uma associação criminosa estabelecida para burlar procedimentos licitatórios realizados no município de Governador Valadares que têm por objeto a aquisição e a distribuição de alimentação escolar custeada com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo as investigações, algumas empresas, agindo em conjunto entre si e contando com a atuação criminosa de servidores públicos municipais da PMGV, fraudam o caráter competitivo de certames licitatórios voltados para a aquisição de alimentação escolar (merenda) e superfaturam os preços dos produtos a serem fornecidos à Administração Pública.

Os envolvidos estão sendo indiciados pela prática dos crimes de fraude à licitação e associação criminosa. Ainda segundo a PF, também existem fortes indícios da prática dos crimes de peculato, corrupção passiva e corrupção ativa.

Leia mais

– Cobertura completa da Mar de Lama – aconteceunovale.com.br/portal/?tag=operacao-mar-de-lama

Polícia cumpre 32 ordens judiciais em Valadares (Foto: Rede Alerta/Facebook)

Polícia cumpre 32 ordens judiciais em Valadares (Foto: Rede Alerta/Facebook)

Polícia cumpre 32 ordens judiciais em Valadares (Foto: Rede Alerta/Facebook)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui