Nova fase da Operação Lava Jato mira empresa de celulose do mesmo grupo da JBS

0

A empresa Eldorado Celulose é um dos alvos da fase da operação Lava Jato deflagrada hoje (01/07). O escritório da companhia, na Marginal Tietê, zona oeste paulistana, está sendo vasculhado por agentes da Polícia Federal. A empresa é controlada pela J&F Participações, holding que também é proprietária do frigorífico JBS.

Em comunicado divulgado à imprensa, a Eldorado diz que não sabe as razões da ação policial de hoje. “A companhia desconhece as razões e o objetivo desta ação e prestou todas as informações solicitadas. A Eldorado sempre atuou de forma transparente e todas as suas atividades são realizadas dentro da legalidade”, diz a nota da empresa.

Nota da JBS

A JBS também divulgou um comunicado, endereçado aos acionistas e ao mercado, em que nega ser alvo dessa nova fase da Lava Jato. “A companhia, bem como seus executivos, não é alvo e não está relacionada com a operação da Polícia Federal ocorrida na manhã de hoje”, enfatiza a nota.

Além da ação em São Paulo, a operação abrange o cumprimento de mandados no Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal. As atividades dessa fase foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator da Lava Jato na Corte.

Prisão de Lúcio Bolonha Funaro

O empresário Lúcio Bolonha Funaro, preso hoje (01/07) durante mais uma fase de Operação Lava Jato, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da capital paulista e, em seguida, deve ser levado para a sede da superintendência da PF na cidade. De acordo com informações da assessoria de imprensa da PF, logo depois Funaro será encaminhado para custódia da PF em Brasília, em um voo comercial. A PF não informou de qual aeroporto esse voo partirá.

Operação Sépsis

Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão (MBA) e 1 mandado de prisão preventiva (MPP), sendo:

– São Paulo/SP: 10 MBA+ 1 MPP
– Sorocaba/SP – 1 MBA
– Lins/SP – 1 MBA
– Recife/PE – 3 MBA
– Rio de Janeiro/RJ – 2 MBA
– Brasília/DF – 2 MBA

Nome da Operação

Esta nova fase da Lava Jato foi batizada de Operação Sépsis. Segundo a PF, a origem do nome Sépsis faz referência ao quadro de infecção generalizada, quando um agente infeccioso afeta mais de um órgão.

(Fonte: Agência Brasil / PF)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui