Prazo para o cadastramento escolar 2017 em Minas Gerais termina nesta sexta-feira

0

Esta sexta-feira (24/06) é o último dia para que os estudantes que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública de ensino façam a inscrição no cadastramento escolar. Podem ser cadastradas as crianças que completarem seis anos até o dia 30 de junho de 2017, jovens que desejam retornar aos estudos e estudantes vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares. O período de cadastramento teve início no dia 13 deste mês.

O cadastro, que é unificado para as redes estadual e municipais, é fundamental para que o estudante garanta uma vaga em uma escola pública próxima de sua residência. É a partir desse levantamento que o Governo do Estado e as prefeituras podem conhecer e dimensionar a demanda escolar, encaminhando com tranquilidade as crianças e adolescentes que vão ingressar nas unidades de ensino públicas no ano seguinte.

Para realizar o cadastro, deverá ser apresentado original e cópia da certidão de nascimento do candidato e conta de luz recente. Nos casos de transferência ou de retomada de estudos, os interessados também devem apresentar documento comprobatório de escolaridade expedido pela escola de origem.

Quem tem mais de 18 anos poderá fazer a sua própria inscrição. O cadastro é gratuito e deve ser feito em postos definidos pelas comissões municipais de cadastro e matrícula. Caso não saiba onde encontrar o posto do seu município, o interessado pode procurar a Secretaria Municipal de Educação ou a Superintendência Regional de Ensino. Em Belo Horizonte, o cadastramento é feito nas agências dos Correios da capital.

O período de matrícula dos inscritos no Cadastramento Escolar, que também será unificado nas redes estadual e municipal, será realizado entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2016. O candidato que fizer a matrícula dentro do prazo estabelecido terá sua vaga assegurada em uma escola pública próxima à sua residência para a qual ele foi encaminhado por meio do cadastro. Aquele que não se matricular no prazo previsto será encaminhado para escola onde houver vaga remanescente. A expectativa é de que 155 mil crianças e jovens sejam cadastrados. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui