Policiais civis suspeitos de corrupção em Minas Gerais são presos em operação do MP

0

Um delegado e cinco investigadores de Polícia Civil em Uberlândia são alvo de uma investigação do Ministério Público Estadual (MPE) que apura prática de corrupção. Na manhã desta quinta-feira (23/6), três mandados de prisão foram cumpridos e a operação segue em andamento.

As apurações iniciaram há quatro meses e é uma força-tarefa de quatro promotorias da cidade. Segundo apurado pelo MPE, os policiais faziam uma investigação paralela à da Polícia Federal (PF) e mapeavam duas organizações criminosas que atuavam no roubo de cargas na região. Em seguida, eles faziam o flagrante dos criminosos e subornavam para que pudessem ser liberados, forjando o boletim de ocorrência.

Entre os investigados estão o delegado Bernardo Pena Salles, que foi transferido de Uberlândia para a regional de Governador Valadares em 2015, e os investigadores Rodrigo Luiz Felix Borges, Rodolfo Cardoso Ribeiro, Fabrício Rocha Santos, Rogério Bonfim de Almeida e Fernando Rodrigues Silva. Pena Salles também já trabalhou em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, e de lá foi transferido, em 2013, para Uberlândia.

De acordo com um dos promotores da investigação, Daniel Marotta Martinez, os policiais pediam propina aos integrantes das quadrilhas investigadas durante as operações “Catira” e “Fideliza”, ambas da Polícia Federal.

“Era algo feito às escuras. Com base em informações que eles levantavam sobre as organizações, criavam uma situação e prendiam em flagrante os criminosos. Depois chamavam os autores e faziam certo acerto para liberá-los”, comentou.

Uma coletiva de imprensa será concedida pela Promotoria ao fim da primeira fase da operação para mais detalhes das investigações. Outros suspeitos devem ser investigados.

(Fonte: G1 Triângulo Mineiro / Repórter: Caroline Aleixo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui