Festa Nacional do Biscoito movimenta economia de Japonvar, no Norte de Minas

0

A 19ª Festa Nacional do Biscoito de Japonvar começa nesta sexta-feira (17/6) e vai até o domingo (19/6). A expectativa da organização é que cerca de 2.500 pessoas visitem a festa, diariamente. Além de representar a cultura regional, a festa tem se mostrado como importante ponto de fortalecimento da economia da pequena cidade, que, de acordo com o IBGE, possui cerca de nove mil habitantes.

Desde a implantação da festa, há 19 anos, o município recebe visitantes de toda a região em busca do famoso biscoito de Japonvar. Por lá, é comum encontrar locais que comercializam diversos tipos de biscoitos. Aproveitando a propaganda projetada pela festa, um comerciante instalou, há cerca de oito anos, uma padaria no Centro da cidade para atender os consumidores da receita local.

“Atualmente estamos com nove biscoiteiras e seis atendentes. Durante a festa vem muita gente de fora, e aumenta bastante a procura por biscoitos. Muitos desses visitantes fazem encomendas, e nossa produção chega a aumentar em até 50%”, afirma Ronan Rodrigues Moura, filho do proprietário que também trabalha como balconista na padaria.

Todos os funcionários, segundo Ronan, são da própria cidade. “Tem de ser pelo menos da região. Não dá para trazer gente de fora, pois temos de preservar a qualidade dos biscoitos daqui”, afirma.

Para a secretária de cultura do município, Tânia Ferreira dos Santos, a Festa Nacional do Biscoito tem papel importante na preservação da cultura e economia regional. “Nós temos a feira livre, realizada às margens da rodovia, onde são vendidos produtos da nossa cidade. O biscoito se destaca justamente pela divulgação que a festa proporciona”.

Todos os dias a festa terá ainda shows musicais e apresentação de quadrilhas. Este ano, a festa traz também a “Oficina Kids de Biscoito”. De acordo com a secretária de cultura, esta é uma forma de manter viva a tradição de fabricar biscoito artesanal na cidade.

“Teremos diversas atrações durante a festa, mas esta oficina será ministrada por biscoiteiras acompanhadas de nutricionistas. Ao todo, vão participar 30 crianças e elas vão aprender duas receitas tradicionais dos nossos biscoitos. Este é um meio de mantermos viva nossa tradição”, diz.

Biscoiteiras se reúnem para a fabricação de diversas receitas (Foto: Divulgação)

(G1 Grande Minas / Repórter: Valdivan Veloso)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui