Maria da Fé bate recorde de frio em Minas Gerais com registro de -3,7ºC

0

A cidade que registrou a menor temperatura em Minas Gerais nesta terça-feira (14/6) foi Maria da Fé, na Região Sul do Estado. Os termômetros marcaram no município nesta manhã -3,7 ºC, superando Monte Verde, distrito de Camanducaia, na mesma região, que também teve números negativos, atingindo -3,1ºC. Mais cedo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a estação automática tinha registrado -2,1ºC, porém, ao verificar a estação convencional, foi constado o valor de -3,7ºC. Sendo assim, Maria da Fé bateu o recorde de menor temperatura do ano no estado. A menor temperatura registrada em Minas na história, foi na cidade em 7 de julho de 1981, quando chegou a -8,4ºC.

As baixas temperaturas na Região Sul de Minas Gerais já duram mais de quatro dias, batendo recordes seguidos de frio. Desde o fim de semana, os termômetros de Monte Verde vem marcando temperaturas negativas. Nesta segunda, Monte Verde já havia registrado a menor temperatura do estado, com -2,9 graus. A situação deve continuar deste jeito por causa da atuação da massa de ar polar que está intensa. Há previsão de formação de geada e sem chuvas.

Geadas mudaram a paisagem no município (Divulgação / Prefeitura de Maria da Fé)

Segundo o Inmet, outros municípios, além de Monte Verde e Maria da Fé, tiveram temperaturas negativas nesta terça-feira. Em Passa Quatro os termômetros marcaram -0,9ºC, Caldas, -0,5ºC, e São Lourenço, -0,8ºC. Outras se aproximaram da marca, como Machado, com 2,7ºC, São João Del-Rei, com 6ºC, Varginha com 6,7 ºC, Barbacena, com 6,5ºC, Lavras e Ouro Branco, com 7,3ºC.

Na Capital Mineira

Os moradores de Belo Horizonte devem preparar o casaco para enfrentar o frio nesta terça-feira. Depois de marcar o recorde de temperatura com 8,9 graus durante a manhã, sendo que a sensação térmica atingiu -5ºC, no Cercadinho, na Região Oeste, a tarde a temperatura vai atingir, no máximo, 23 ºC, segundo o instituto de meteorologia PUC Minas TempoClima. Porém, a tendência é de queda durante a noite. Na madrugada de quarta-feira os termômetros vão marcar entre 10º C e 12ºC.

“Hoje a temperatura máxima vai ficar em torno de 22ºC e 23ºC. Durante a noite, a partir das 18h, a temperatura deve ficar em torno de 18ºC, e vai caindo gradativamente, podendo chegar a 15ºC e 14ºC por volta das 21h”, explica o meteorologista Eriberto dos Anjos, do instituto PUC Minas TempoClima.

Geadas mudaram a paisagem no município (Divulgação / Prefeitura de Maria da Fé)

Geadas mudaram a paisagem no município (Divulgação / Prefeitura de Maria da Fé)

Geadas mudaram a paisagem no município (Divulgação / Prefeitura de Maria da Fé)

(Fonte: Estado de Minas / Repórter: João Henrique do Vale)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui