Com -2,9 graus, Monte Verde bate novo recorde de frio em Minas Gerais

0

Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas, registrou novamente a menor temperatura do estado. Os termômetros marcaram -2,9 graus nesta segunda-feira (13/6), a madrugada mais fria do ano. Belo Horizonte também registrou as temperaturas mais baixas do ano hoje, foram 12,7 graus na região da Pampulha e 10,4 no Cercadinho, um dos pontos mais altos da cidade.

De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do ClimaTempo, outras cidades do Sul do estado tiveram temperaturas negativas nesta madrugada. “A previsão pra gente era de que o frio aumentaria no Sul de Minas. Lá foram vários municípios com temperatura negativa. Poços de Caldas, Extrema e Bocaina de Minas tiveram temperaturas abaixo de zero”, diz.

Geada mudou a paisagem no distrito de Monte Verde (Foto: Divulgação/Guia Monte Verde)

Em Belo Horizonte, a estação meteorológica da Pampulha marcou 12,7 graus, uma das temperaturas mais frias registradas na Grande BH neste ano. Na estação do Cercadinho, que fica na região do Belvedere, o frio chegou a 10,4 graus. Ruibran explica que a diferença se dá em função da altitude dos locais. “Cercadinho está a 1,2 mil metros (acima do nível do mar), enquanto BH e região metropolitana estão a 850 metros”. Desta forma, segundo o meteorologista, o valor registrado na Pampulha é mais preciso em relação ao restante da capital e cidades próximas.

Segundo Ruibran dos Reis, o frio vai continuar ao longo desta semana. “Essa frente fria chegou na última quarta-feira a Minas Gerais, e atrás da frente fria tem uma massa de ar polar. Ela começou a chegar ontem, então vai deixar as próximas madrugadas frias no estado. O frio ainda vai continuar até mais ou menos na quarta-feira”.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte a temperatura máxima deve ficar na casa dos 25 graus, com tempo parcialmente nublado. No Sul de Minas, a máxima não deve passar dos 18. Nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, a frente fria traz a possibilidade de chuva. Em Teófilo Otoni, a temperatura máxima chega aos 20 graus. Calor, somente na região Noroeste, nas cidades de Paracatu, Unaí, João Pinheiro e Chapada Gaúcha, com máxima de 29 graus.

Alerta de baixa temperatura

Nesta manhã, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte (Comdec), emitiu um alerta de frio para a capital nos próximos dias. As temperaturas devem ficar em torno dos 10 graus, com os ventos aumentando a sensação de frio. O alerta é válido até as 9h de sexta-feira.

Geada mudou a paisagem no distrito de Monte Verde (Foto: Divulgação/Guia Monte Verde)

(Fonte: Estado de Minas / Repórter: Cristiane Silva)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui