Ordem para queimar dois ônibus em Montes Claros pode ter partido de presídio

0

Dois ônibus de transporte coletivo urbano já foram incendiados neste sábado (11/6) em Montes Claros, no Norte de Minas. A suspeita é que a ordem tenha partido de dentro do Presídio Regional da cidade, por presos que estão insatisfeitos com a suspensão das visitas por causa da greve dos agentes penitenciários. Desde a tarde de sexta-feira, pelo menos oito tumultos já foram registrados em unidades prisionais de Minas.

De acordo com o sargento Eduardo Freitas Mota, do Corpo de Bombeiros de Montes Claros, o primeiro foi incendiado por volta das 6h, quando estava parado no ponto final, no Bairro Maracanã. O motorista foi rendido por um homem armado, que o obrigou a descer. Depois, o homem jogou combustível dentro do veículo e ateou fogo. Por volta das 16h, os bombeiros foram novamente acionados para apagar o fogo em um ônibus no Bairro Vila Sion 2, que ficou totalmente destruído.

“As visitas estão suspensas no Presídio Regional. Há suspeita de que o incêndio dos ônibus esteja relacionado com isso, mas, até agora, ninguém assumiu a autoria dos atos”, informou o sargento. Há informações de que as empresas de ônibus estão recolhendo os veículos nas garagens, para evitar prejuízos. Ninguém ficou ferido, segundo os bombeiros.

Para o diretor-executivo do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Daniel Anunciação, há 90% de chance de os ataques aos ônibus de Montes Claros terem sido causados pela greve. “É um reflexo negativo porque gera prejuízo, não era nossa intenção. O que queremos é que o governo se sensibilize para a precariedade que está hoje o sistema prisional e quanto ao não atendimento de nossas demandas, que fazemos há anos e não tivemos êxito em nada”, afirmou.

Segundo a associação das empresas de transportes de Montes Claros, 131 ônibus pararam de rodar e só vão retomar o serviço quando a Policia Militar garantir a segurança.

Em nota, a PM informou que reforçou o patrulhamento de todos os itinerários de transporte coletivo, assim como em seus pontos finais de parada, “com a finalidade de resgatar a sensação de segurança da população e das pessoas envolvidas com o transporte coletivo na cidade”. A Polícia diz ainda que a Corporação garantirá que a visitação dos familiares dos presos no Presídios Regional e Alvorada em Montes Claros e na Penitenciária de Francisco Sá ocorra neste domingo.

Ônibus foi totalmente destruído pelo fogo (foto: Divulgação / PMMG)

O segundo ônibus foi queimado à tarde (foto: Divulgação / PMMG)

(Fonte: Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui