Expectativa de vendas e intenção de compra para Dia dos Namorados 2016

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O Dia dos Namorados é uma data comemorativa de muita relevância para o comércio, fica atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Para os empresários que atuam com o público jovem, chega a ser considerada a segunda melhor data para vendas.

Para saber como está a expectativa dos empresários do Comércio Varejista em relação à data, a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou uma pesquisa com 377 empresas da capital mineira, que apontou como as lojas vão se preparar para a data e quais ações vão tomar para alavancar as vendas neste período.

De acordo com a pesquisa, 51,5% das empresas do comércio varejista serão afetadas de forma positiva pelo Dia dos Namorados. Entre os segmentos que mais serão beneficiados estão em primeiro lugar, “Tecido, Vestuário e Calçados”, seguidos de “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” e de “Livros, jornais, revistas e papelaria”.

Em relação ao volume de vendas, 58,3% acreditam que as vendas nos Dia dos Namorados serão melhores ou iguais ao ano passado, em contrapartida, 41,8% dos empresários não demonstram otimismo.

Entre os motivos que podem alavancar as vendas este ano, os empresários destacaram ações individuais como, as Promoções, a Visibilidades da loja e a inserção de Novos Produtos no mercado; questões comportamentais, como o Valor afetivo da data; Esperança/Otimismo e a Visibilidade da loja”, além dos efeitos comerciais proporcionados pela chegada do inverno.

Com relação aos fatores que podem inibir as vendas, os mais citados pela pesquisa foram: a Crise Econômica; o Perfil mais cauteloso do consumidor; o Endividamento; o Desemprego e a Mudança de Governo.

Intenção de compra dos consumidores

Para compreender como devem se comportar os consumidores para o Dia dos Namorados, a Fecomércio ouviu cerca de pessoas de 400 pessoas. Cerca de 43,4% do público ouvido pretende não deixar a Data passar em branco.

Em relação ao ano passado, 32,4% dos entrevistados pretendem gastar o mesmo valor; 32,4% vão gastar menos; 19,7% devem gastar mais e 15,6% ainda não sabem ou não responderam. Entre os motivos que podem limitar os gastos estão, a Crise econômica (31,8%) e os Preços altos (30,1%).

Este ano, o presente preferido dos enamorados serão as Roupas, seguido dos Calçados, Perfumes, Bombons/Chocolates e Flores.

Para o Presidente do Sindicomércio Governador Valadares, Hercílio Araújo Diniz Filho, a tradição da troca dos presentes no Dia dos Namorados é um fator que pode alavancar as vendas do mês de junho. “É um costume dos brasileiros deixar para fazer as compras perto da Data Comemorativa. Mesmo aqueles que disseram que não vão presentear, podem mudar de ideia na última hora. O fato de os consumidores estarem dispostos a gastar menos também deve ser levado em consideração. Disponibilizar nas prateleiras as famosas lembrancinhas e outros artigos mais em conta podem ser um incentivo a mais para as pessoas que pretendem presentear”, ressalta.

Ainda segundo o presidente, o bom atendimento nas empresas ainda é uma ferramenta importantíssima para o sucesso das vendas: “Um fator que chama a atenção na pesquisa é o fato dos consumidores apontarem o atendimento como um fator determinante para atrair ou desestimular as vendas. Os empresários devem estar atentos a isso e criar um cenário mais favorável ao negócio”, esclarece Hercílio. (Anderson Damasceno / Sindicomércio Governador Valadares)

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