Regiões Norte e Nordeste de Minas recebem mais de 40 mil cisternas

0

As regiões Norte e Nordeste de Minas, as mais afetadas durante o período de estiagem, estão perto de receber um importante reforço no combate aos efeitos da seca. Está perto de ser concluída a instalação de 43.346 cisternas, beneficiando mais de 40 mil famílias em 100 municípios do semiárido mineiro.

Do total previsto, 42.475 unidades já foram entregues, beneficiando a mesma quantidade de famílias em 100 municípios do semiárido mineiro. As últimas 871 faltantes serão entregues nos municípios de Ataleia, Catuji, Itaipé, Itambacuri, Januária, Ladainha, Mantena, Novo Oriente de Minas e Teófilo Otoni.

O objetivo da tecnologia é combater os efeitos da seca que percorre por décadas, nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e na região Norte do Estado. Com um investimento total de aproximadamente R$ 188 milhões e faltando apenas 2% das instalações, as cisternas já beneficiaram milhares de pessoas.

“Foi um projeto muito bom do Governo, ficamos agradecidos. A instalação das cisternas está melhorando a situação de muitas pessoas. Aqui na região a maioria das famílias recebeu o beneficio. Com a água da cisterna vou ter condição de trabalhar no meu quintal e produzir feijão e milho”, comemorou a família de Anália Fernandes, do assentamento Fazenda Monte Cristo, localizada no município de Malacacheta.

Para o secretário interino de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Gustavo Xavier, a ação garante dignidade às famílias que vivem no campo.

“Os beneficiários são pessoas que sofrem com a falta d´água, devido ao clima do semiárido mineiro. A implantação das cisternas, com capacidade de armazenamento de 16 mil litros, permite que uma família enfrente um período de estiagem tendo água para beber, fazer comida e as necessidades diárias”, afirmou.

Os reservatórios têm entre suas principais características a simplicidade do processo de instalação, a resistência e a vedação do armazenamento. O abastecimento ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado da casa e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos, que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos, a água é própria para saciar a sede e para o preparo de alimentos.

Cisternas ajudarão famílias a passarem pelo período de seca (Foto: Omar Freire/Imprensa MG)

Cisternas ajudarão famílias a passarem pelo período de seca (Foto: Omar Freire/Imprensa MG)

(Via Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui