América perde para a Ponte Preta e segue na zona de rebaixamento

0

O América ainda não sabe o que é vencer na Série A do Campeonato Brasileiro. Desde o retorno do clube à elite do futebol nacional, o Coelho acumula insucessos dentro de campo. Na noite desta quinta-feira, no Independência, não foi diferente. Em mais uma atuação apática, com poucas chances ofensivas e muita desorganização defensiva, o Alviverde acabou derrotado por 2 a 1 para a Ponte Preta e segue na lanterna da competição. O time paulista marcou duas vezes rapidamente, com Felipe Azevedo e Clayson. Danilo diminuiu.

Sem um centroavante disponível para a partida, o técnico Cláudio Prates, que substituiu o suspenso Givanildo, entrou em campo com três zagueiros e Rafael Bastos como camisa 9. No entanto, a defesa, reforçada pelos dois volantes, não conseguiu se entender e foi presa fácil para o ataque da equipe paulista, que fez dois gols em 18 minutos. O Coelho ainda diminuiu no primeiro tempo. Na etapa final, a mudança de esquema tático era para colocar a equipe alviverde para cima, mas não adiantou. Sem forças, o time acabou perdendo mais uma vez em casa.

Depois de 19 jogos sem perder no Independência, o América foi derrotado pela segunda vez em três jogos no Campeonato Brasileiro. O Coelho é a única equipe que ainda não venceu na competição e ocupa a lanterna, com dois pontos conquistados em cinco partidas. Já a Ponte Preta venceu a segunda na Série A e soma agora sete pontos, na décima posição.

O cargo de Givanildo Oliveira começa a ficar ameaçado com a derrota em casa. Era esperado que o América conseguisse os pontos contra as equipes que brigarão com ele contra o rebaixamento. No entanto, os resultados ruins, principalmente em casa, podem fazer com que a diretoria opte por uma mudança no comando. O jogo contra o Figueirense, no próximo domingo, é crucial para a permanência de um dos treinadores mais vitoriosos da história do clube.

O América volta a jogar no Independência na próxima rodada. Domingo, às 11h, o Coelho recebe o time catarinense no Independência. No mesmo dia, mas às 16h, a Ponte Preta visita o Grêmio em Porto Alegre.

América perde para a Ponte Preta no Independência (Foto: PontePress)

Começo desastroso e gol de alento

O América começou o jogo completamente perdido no Independência. Com três zagueiros em campo, a equipe não se encontrava na marcação e deixava buracos na defesa para a Ponte Preta atacar. E logo aos cinco minutos, os paulistas abriram o placar. Após corte errado de Sueliton, a bola sobrou limpa para Clayson, que abriu na esquerda para Felipe Azevedo. O atacante driblou Hélder e chutou com muita categoria, sem chances para João Ricardo: 0 a 1. O Coelho tentou responder com Claudinei, mas o chute passou com ao lado do gol de João Carlos.

A equipe alviverde seguia perdida no setor defensivo e a Macaca chegou ao segundo gol. Aos 18 minutos, Clayson recebeu passe nas costas da defesa americana e tocou na saída de João Ricardo para ampliar: 0 a 2. O América não se abateu e conseguiu diminuir seis minutos depois. Em jogada pela direita, Hélder fez belo cruzamento para Danilo, livre, tirar do goleiro e diminuir: 1 a 2.

O jogo, que começou pegando fogo, ficou morno. A Ponte Preta mais uma vez encontrou espaços na defesa americana e quase marcou com Roger, que finalizou com muito perigo. Já nos acréscimos da etapa inicial, quase que a parceria Hélder/Danilo voltou a funcionar. O lateral-direito cruzou e o lateral-esquerdo, que apareceu como centroavante, finalizou com muito perigo.

Pouca pressão e nova derrota em casa

O América voltou com duas mudanças em campo e uma formação diferente. Eduardo, que fez sua estreia, e Tiago Luís, entraram nas vagas de Artur e Xavier. Com mais homens de frente, a esperança era que o América fosse para cima. O meia Eduardo finalizou duas vezes nas mãos do goleiro João Carlos. O time paulista se fechou para sair no contra-ataque e criou boas oportunidades, mas não conseguia matar o jogo.

O técnico Cláudio Prates, substituto de Givanildo, observando a equipe improdutiva em campo, atendeu os pedidos da torcida e colocou o jovem Matheusinho em campo. No entanto, ouviu gritos de burro ao sacar Alan Mineiro, já que os americanos queriam a saída de Rafael Bastos. Se com a bola rolando o Coelho não chegava, na bola parada, quase marcou com Sueliton, mas Jeferson tirou em cima da linha. Com o apito final, o América conheceu sua terceira derrota em cinco jogos no Brasileiro.

(Fonte: Super Esportes / Repórter: Túlio Kaizer)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui